Automassagem para aliviar a dor de cabeça; veja como fazer

Automassagem para aliviar a dor de cabeça; veja como fazer
Automassagem para aliviar a dor de cabeça; veja como fazer. © Freepik

Automassagem para aliviar a dor de cabeça; veja como fazer

Se você costuma ter cefaléia (dor de cabeça) tensional, ou seja, a cefaleia mais comum, a técnica de compressão é muito eficaz, pois relaxa os músculos contraídos na região. Diga adeus aos medicamentos e opte por uma automassagem para alívio da dor de cabeça.

Primeiro, identifique onde dói. Os músculos que geralmente “doem” quando se joga com certa intensidade são o trapézio superior (entre a base do pescoço e os ombros), os suboccipitais (na nuca), os músculos da mastigação como o masseter (entre a maçã do rosto e a parte inferior do mandíbula) ou temporal (na lateral da cabeça, acima da orelha). Em seguida, pressione (sem apertar demais, mas com firmeza), até perceber que a dor vai diminuindo aos poucos, como se um nó fosse desfeito.

+Dor no couro cabeludo? Veja as causas e a quem recorrer

+Óleo de coentro, usos e benefícios que você vai adorar!

Sob o chuveiro, estique o trapézio. Se você tende a aumentar a tensão aqui, descanse a mão oposta no ombro dolorido e leve a cabeça um pouco para a frente e para o lado oposto. Mantenha essa posição por alguns minutos sob o jato de água quente do chuveiro e você notará um grande alívio.

Encontre a posição. Para a região da nuca, pode ser confortável realizar a compressão deitada de costas, com os dedos cruzados atrás da cabeça e o polegar retraído (entrelace apenas 4 dedos). Isso torna mais fácil relaxar e controlar bem a pressão.Palpe o esternocleidomastóideo. Um músculo chave “para estimular” no alívio de uma dor de cabeça é o esternocleidomastóideo (na parte frontal e lateral do pescoço). Neste ponto deve-se aplicar uma leve pressão segurando-o com os dedos (formando uma pinça) para não comprimir estruturas vasculares importantes.

+Benefícios de incluir suco verde à sua dieta

Além disso, beba bastante água todos os dias. 75% do cérebro é água. Quando seu nível de fluido está baixo, ele secreta hormônios chamados histaminas, que causam dores de cabeça. Assim que sentir dor, beba um copo grande de água aos poucos.

A acupuntura pode ser uma opção para remover a dor de cabeça. Esse tipo de estimulação afeta o sistema nervoso, fazendo com que ele libere substâncias analgésicas como a endorfina. Use bons profissionais: pressionar os nervos errados pode prejudicar sua saúde.

+Aprenda sobre os 8 benefícios do leite de amêndoas

Uma xícara de chá de salgueiro duas ou três vezes ao dia pode ajudar a eliminar as dores de cabeça; Contém sacilina, substância que favorece a oxigenação do cérebro, o que reduz as dores de cabeça. A prática de esportes regulares e moderados é outra ótima alternativa para aumentar as endorfinas, que proporcionam vitalidade, ajudam no combate ao estresse, diminuem a frequência, intensidade e duração das dores de cabeça e aumentam, em geral, nossas defesas naturais.

Por último, evite luz forte, que pode desencadear uma enxaqueca; e verifique a sua alimentação, tendo cuidado com substâncias aminas biogênicas, abundantes em conservas de peixes, salsichas, queijos curados ou bebidas alcoólicas, como o vinho, além de compostos fenólicos (presentes no chocolate, chá e café), aditivos como o glutamato de sódio (comum em sopas desidratadas, pré-cozidas e comida chinesa) e aspartame (comum em pastéis, doces ou refrigerantes).

+Como utilizar dez benefícios da folha de louro além de usar como tempero

Atenção! As dicas do N1 são apenas para alívio e bem estar. Procure sempre uma orientação médica.

PODE LHE INTERESSAR