Atualização no Cadastro Único e Bolsa Família já tem data para recomeçar

Atualização no Cadastro Único e Bolsa Família já tem data para recomeçar
Atualização no Cadastro Único e Bolsa Família já tem data para recomeçar – Foto: Reprodução / Prefeitura de Linhares

Atualização do cadastro de beneficiários do Bolsa Família já tem data para recomeçar.

Portaria do Ministério da Cidadania publicada no “Diário Oficial da União” nesta segunda-feira (20/07) determina que serão retomadas, a partir de agosto, as ações de administração em nível municipal de benefícios do Programa Bolsa Família e as alterações cadastrais de famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do Programa Bolsa Família.

Grupo do Bolsa Família recebe dinheiro da 4ª parcela de Auxílio Emergencial hoje

Em maio, outra portaria determinou a suspensão das atualizações cadastrais de beneficiários do Bolsa Família enquanto o Auxílio Emergencial de R$ 600 estivesse sendo pago.

A portaria publicada nesta segunda estende a suspensão, por mais 6 meses, da averiguação e revisão cadastral no Bolsa Família; além do bloqueio, suspensão e cancelamento decorrentes do descumprimento das regras do programa.

Aprenda como se inscrever no Cadastro Único para ter direito a vários benefícios

Suspensão durante pandemia

Ao determinar as suspensões, o Ministério da Cidadania afirma considerar a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se ao coronavírus.

Entenda como funciona o Cadastro Único no Auxílio Emergencial

O governo ressalta ainda que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único está prejudicada por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais postos de cadastramento.

Fonte: G1

PODE LHE INTERESSAR