Arte Mukimono: como decorar suas frutas como um profissional; veja essas dicas

Arte Mukimono: como decorar suas frutas como um profissional; veja essas dicas
Arte Mukimono: como decorar suas frutas como um profissional; veja essas dicas. Foto: Pixabay

Arte Mukimono: como decorar suas frutas como um profissional; veja essas dicas

A arte de esculpir frutas e vegetais ou ” mukimono ” vem do Japão e consiste na decoração desses ingredientes com o auxílio de facas , goivas, palitos de dente e outras ferramentas para dar a forma de animais, enfeites ou flores. Essas esculturas são utilizadas para decorar mesas e pires. A princípio essa prática tinha fins religiosos, embora com o tempo tenha sido modificada para dar-se um uso na gastronomia. Daremos 5 dicas que serão úteis se você está começando na arte do mukimono ou se deseja aprimorar suas técnicas.

>>O que é glúten? Nós contamos os mitos e verdades que o cercam

Prepare o seu design

A primeira coisa que você precisa fazer é planejar e preparar o design que você tem em mente antes de traduzi-lo em fruta ou vegetal , isso permitirá que você saiba exatamente quantas peças você usará e como irá acomodar o design nelas. Esta etapa não é estritamente necessária, pois você também pode tentar fazer o design  à mão livre, no entanto, se você planejar com antecedência, a possibilidade de erros é mínima.

Escolha a fruta certa

Para o entalhe de frutas e vegetais é sempre melhor escolher frutas que não tenham atingido a maturidade total, desta forma você garante que sua tela a trabalhar ficará firme e com cores adequadas. Com os frutos mais maduros é mais difícil trabalhar porque a polpa costuma ser mais macia o que dificulta o corte.

>>Siga estas recomendações para tornar suas saladas nutritivas e deliciosas

Escolha as ferramentas certas

Prepare com antecedência as facas , goivas e pauzinhos que vai usar para cortar a fruta , as facas devem ter o corte correto para que não seja difícil retirar áreas da polpa e da casca, o comprimento destas também é importante já que algumas facas grandes podem te ajudar a partir a  fruta inteira e outras menores te ajudarão a dar detalhes.

Variedade de frutas

A variedade de frutas também é importante dentro do mukimono , seja pelas cores ou pelas formas a incluir, inclua mais de um tipo de fruta no seu design para que se destaque e você possa agregar mais cores e formas à sua decoração, o tamanho da  fruta também é importante, para que você possa maximizar os detalhes incluídos.

>>Aprenda a congelar seus vegetais para que durem mais em casa

Água com gelo

A água gelada é muito importante no Mukimono, pois permite que cortes em suas frutas e vegetais sejam abertos proporcionando assim maior detalhamento e precisão seus desenhos também ajudarão a manter as frutas frescas e com cores vivas por isso é importante planejar onde e como irá arranjar as suas peças e designs , desta forma poderá ter em consideração como preservar a frescura dos seus ingredientes.

PODE LHE INTERESSAR