Aprenda três formas de amolar facas de sua cozinha sem sair de casa

Não descarte as facas cegas. Veja como deixá-las afiadas como novas!

Autor: Charles Fábion

Publicada em


Aprenda três formas de amolar as facas de sua cozinha sem sair de casa
Aprenda três formas de amolar facas de sua cozinha sem sair de casa – Foto: Freepik

Aprenda três formas de amolar facas de sua cozinha sem sair de casa. Depois de algum tempo de uso as facas da cozinha começar a cortar menos. Isso acontece porque ficam cegas, sem fio.

Se você não tinha ideia de como amolar facas e chegava a jogar algumas no lixo porque não servia, nunca mais vai fazer isso quando conhecer essas 5 formas de amolar faca em casa.

Como amolar faca?

Tenha cuidado antes de qualquer coisa. Faça os procedimentos longe das crianças e cuidando para não deixar os dedos na lâmina da faca, fazendo com que raspem no amolador.

1. Amolar faca com pedra

A pedra de amolar faca é feita de um material abrasivo e é usada para afiar ferramentas cortantes. Sua forma mais simples é de um tablete que se apoia em uma superfície lisa para usar.

Quando for amolar faca com pedra, molhe a pedra antes para dar o resultado desejado. Então, passe a faca deitada nos cantos da pedra pra que amole nas laterais da lâmina.

Não desça em linha reta, mas sim, na diagonal da pedra. Repita o processo dos dois lados da lâmina.

A pedra costuma ter um lado mais áspero e outro menos. Para amolar a faca na pedra, use o lado mais áspero. Depois, para tirar as rebarbas, finalize com o lado menos áspero.

2. Com amolador de aço

O amolador de aço é aquele usado nos açougues, também chamado de chaira. Quando as facas são amoladas com ele regularmente, reduz a necessidade de amolar com a pedra, aumentando a vida útil da faca.

Para usar, segure o amolador com uma das mãos posicionado para frente, levemente inclinado para cima e longe do seu corpo.

Com a outra mão segure a faca com cuidado para que o amolador não pegue nos dedos. Mantenha-os longe da lâmina.

Segure a faca em um ângulo de mais ou menos 20 graus em relação ao amolador. Mantenha o ângulo enquanto amola.

Deslize a lâmina pela metade superior do amolador. Comece pela base da faca e desça até a ponta. Depois faça o mesmo na metade inferior do amolador, segurando a faca com firmeza.

Faça 8 repetições de cada lado sempre antes de usar a faca.

3. Com xícara

Se está sem amolador por perto e quer um improviso para dar fio a uma faca, use uma xícara de cerâmica. Vire-a de cabeça para baixo e deslize a lâmina da faca deixando as laterais da lâmina passarem pela borda do fundo da xícara. Passe rapidamente, da base para a ponta da lâmina.

Fonte: Dicas Online