Conheça os benefícios para a saúde de cozinhar com óleo de abacate

Conheça os benefícios para a saúde de cozinhar com óleo de abacate
Conheça os benefícios para a saúde de cozinhar com óleo de abacate © Shutterstock

Conheça os benefícios para a saúde de cozinhar com óleo de abacate.

O abacate tem um alto valor nutricional, um bom sabor e uma textura rica. É rico em gorduras saudáveis, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. O óleo de abacate é uma opção saudável em comparação com o azeite.

Óleo de coco pode te ajudar a recuperar o seu cabelo – veja como

O fruto do abacateiro (Persea americana Mill) é nativo do México e da América Central. Existem diferentes variedades e atualmente são produzidos em diferentes partes do mundo, incluindo os Estados Unidos.

Benefícios do óleo de abacate

O óleo de abacate é extraído do fruto do abacateiro. Esta fruta contém aproximadamente 60% de óleo. Existem dois tipos de óleo de abacate no mercado:

Óleo não refinado. Prensado a frio, preserva sua cor e sabor natural.

Óleo refinado. É extraído com calor e às vezes com solventes químicos. Geralmente é branqueada e desodorizada, não retém a intensidade do sabor.

Óleos essenciais: benefícios e como usar no cabelo e couro cabeludo

Gorduras saudáveis 

Os principais componentes do óleo de abacate são os ácidos graxos monoinsaturados, dos quais o mais abundante é o ácido oleico.

O abacate também contém ácidos graxos poli-insaturados, como linoleico e linolênico, conhecidos como ômega 3 e ômega 6; chamados ácidos graxos essenciais porque não podem ser sintetizados pelo homem e é essencial que sejam consumidos através da dieta.

Aprenda tratar sinusite de forma natural com esses três óleos essenciais

Bom para o seu coração

70% do óleo de abacate é ácido oleico, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado. Este óleo, que também é o principal componente do azeite e contribui para reduzir :

  • a inflamação
  • Os triglicerídeos
  • Os níveis de LDL (ruim)
  • A pressão sanguínea

Além disso, suas gorduras Omega-3 podem ajudar a diminuir o colesterol LDL e o risco de doenças cardíacas. Também está associado a uma melhor função cerebral, velocidade de reação e memória, pode ajudar a envelhecer com um risco menor de declínio cognitivo, como a doença de Alzheimer.

Como combater a pele oleosa com remédios caseiros

Resiste a altas temperaturas

O ponto de fumaça de um óleo é a temperatura na qual ele começa a se degradar e liberar radicais livres nocivos.

O óleo de abacate tem um ponto de fumaça acima de 250 ° C (482 ° F), mais alto que o 191 ° C (375 ° F), o que significa que não queima tão rápido.

Ambos os óleos são ricos em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas benéficas, seus perfis nutricionais são semelhantes. Embora a vantagem do óleo de abacate seja que ele pode ser usado para cozinhar que requer altas temperaturas , como refogar, assar e assar.

Receita fácil de bolo com apenas três ingredientes – sem óleo e manteiga

Ajuda a absorver nutrientes

Alguns nutrientes precisam que a gordura seja absorvida pelo seu corpo. Frutas e legumes ricos em antioxidantes carotenoides (como cenouras) têm pouca gordura, portanto, a adição de óleo de abacate pode melhorar a absorção.

Antioxidante

O óleo de abacate contém vitamina E, que funciona como antioxidante. Antioxidantes são substâncias que reduzem o estresse oxidativo, combatendo os radicais livres em seu corpo.

Mistura bomba de abacate e babosa para hidratar a pele e o cabelo

Menor risco de catarata

A luteína presente no abacate um carotenoide que atua como um antioxidante e é encontrado nos olhos. O corpo não produz luteína e devemos consumi-lo dos alimentos.

A ingestão de grandes quantidades de luteína está ligada a um risco menor de desenvolver catarata e outras doenças oculares relacionadas à idade.

Pode reduzir a dor nas articulações

O tipo mais comum de artrite, osteoartrite, causa inflamação e dor nas articulações. Os extratos encontrados no óleo de abacate chamados insaponificáveis, ajudam a aliviar a rigidez e a dor. 

Cinco produtos caseiros com Abacate para pele, cabelos e acabar com estrias

Usa na cozinha

  • Para preparar ensopados, refogue, assar
  • Use-o para assar
  • Faça molhos e marinadas
  • Adicione a sopas frias
  • Polvilhe com os legumes antes de grelhar.
  • Adicione uma colher de sopa ao seu smoothie
  • Polvilhe com uma salada
  • Faça vinagretes

PODE LHE INTERESSAR