Aprenda a limpar a parede da cozinha para tirar manchas; piso ou pintada

Aprenda a limpar a parede da cozinha para tirar manchas; piso ou pintada
Aprenda a limpar a parede da cozinha para tirar manchas; piso ou pintada – Foto: Reprodução

 

Aprenda a limpar a parede da cozinha para tirar manchas; piso ou pintada.

Não é só o chão da cozinha e as bancadas que precisam de uma boa limpeza. As paredes também ficam engorduradas e sujas com o passar do tempo, precisando de uma faxina semanal ou mensal, dependendo do quanto você cozinha e de como é a sua rotina doméstica.

Geralmente, as paredes da cozinha são feitas de azulejos justamente para facilitar na hora dessa limpeza. Mas, se forem paredes pintadas, também tem como limpar.

O resultado será de um piso ou uma pintura mais bonita, sem aqueles pontos amarelados ou respingos, e você vai perceber que o cheiro da cozinha vai melhorar, pois quando o vapor e a gordura dos alimentos ficam encrustados nas paredes, aquele cheiro de comida velha também vai impregnando pelo ambiente. Então, veja como fazer.

Sujeira feita na hora

Uma dica bem importante é que se você sujar a parede na hora, como quando um respingo do fogão acerta a parede, o ideal é limpar na hora ou, no máximo, quando terminar de cozinhar e for organizar o ambiente. A sujeira ainda vai estar úmida e sairá com mais facilidade.

Para essa limpeza você pode usar um pano com água morna e detergente ou um desengordurante. Pode usar o lado amarelo da esponjinha também. O lado verde é bom evitar, pois é abrasivo e pode manchar ou riscar.

Sujeira acumulada

Quando a sujeira está na parede por muito tempo, ou você quer dar aquela faxina geral porque vai acumulando poeira, paranhos e afins, é bom escolher um dia seco, de bastante sol, abrir toda a cozinha e fazer uma limpeza mais pesada.

Os produtos são basicamente os mesmos: água morna, detergente, desengordurante ou água com vinagre para remover mofo.

Mas, nesse caso, você vai fazer a misturinha em um balde com água e vai aplicar na parede com um pano limpo e um rodo, para ser mais prático.

Molhe o pano na mistura de água e sabão, torça bem e depois passe na parede, sem esfregar, e sempre em uma linha vertical, de baixo para cima e de cima para baixo.

Se for uma parede pintada, faça o teste antes em uma pequena parte, mais escondida, para ver se a tinta não vai desbotar.

Depois de aplicar na parede toda, deixe secar, com as portas e janelas do ambiente bem abertas. Se for azulejo, você pode passar um pano seco.

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR