Aprenda como se inscrever no Cadastro Único para ter direito a vários benefícios

Aprenda como se inscrever no Cadastro Único para ter direito a vários benefícios
Aprenda como se inscrever no Cadastro Único para ter direito a vários benefícios

Aprenda como se inscrever no Cadastro Único para ter direito a vários benefícios.

Com a criação do Auxílio Emergencial para trabalhadores informais, desempregados e MEIs impactados pela crise do novo coronavírus, o Cadastro Único surgiu como uma das possibilidades das pessoas receberem este benefício.

Entenda como funciona o Cadastro Único no Auxílio Emergencial

A medida vale para aqueles que realizaram o cadastro até 20 de março. Mas não se preocupe: quem não está inscrito também poderá receber o benefício.

Neste caso, a verificação será feita por meio de autodeclaração em um aplicativo (disponível para Android e iOS). O cadastro também poderá ser feito por telefone (em um número que ainda vai ser divulgado) ou pelo site.

Como consultar Cadastro Único de três maneiras sem precisar sair de casa

Se você, assim como muita gente, ficou se perguntando o que é esse tal de Cadastro Único, confira abaixo tudo o que você precisa saber.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único (também chamado de CadÚnico) é, como o próprio nome diz, um cadastro que reúne diversas informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

Esses dados são usados pelos governos Federal, Estaduais e Municipais para implementar políticas públicas que ajudem essas famílias.

Aprenda a fazer o cadastro online no Cartão do SUS e consultar número

Quem deve estar no Cadastro Único?

Devem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:

  • Ganham até meio salário mínimo (R$522,50) por pessoa;
  • Ganham até 3 salários mínimos (R$3.135) de renda mensal total;
  • Tenham uma renda acima dos valores acima, mas que recebam ou pretendam receber algum programa ou benefício que usa o Cadastro Único.

Entenda como funciona o Cadastro Único e quem tem direito aos benefícios

Além disso, pessoas em situação de rua também devem se cadastrar – independentemente da situação familiar.

Quais programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, diversos programas e benefícios sociais usam o CadÚnico para selecionar as famílias beneficiadas. Dentre eles estão:

Cadastro Único e Bolsa Família tem suspensão das atualizações cadastrais prorrogada

É importante entender que, além do governo federal, estados e municípios também utilizam o Cadastro Único para seus programas sociais.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Geralmente, os próprios municípios organizam visitas regulares às famílias de baixa renda para incluí-las no Cadastro Único. Mas, caso sua família se encaixe no perfil de quem deve estar cadastrado e ainda não está, é possível fazer isso presencialmente.

Para saber onde, entre em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Alguns, inclusive, também realizam o cadastro.

Inscritos do Cadastro Único também podem consultar se o CPF esta sujo e é de graça

Para cadastrar a família toda, é necessário que uma pessoa se responsabilize por informar os dados de todos os membros. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), precisa:

  • Fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos de idade e ser, preferencialmente, mulher;
  • Apresentar seu CPF ou Título de Eleitor (exceto em casos de famílias indígenas e quilombolas, que podem apresentar qualquer um dos documentos abaixo);
  • Mostrar pelo menos um documento de cada membro da família (pode ser certidão de nascimento ou casamento; CPF; RG; certidão administrativa de nascimento do indígena, RANI; carteira de trabalho; ou título de eleitor);
  • Não é obrigatório apresentar um comprovante de endereço, mas, se tiver, ajuda no preenchimento do cadastro.

Mas como fazer isso se a recomendação é ficar em casa?

Pelo serviço prestado pelos CRAS ser considerado essencial, o Ministério da Cidadania decretou que todas as unidades devem permanecer abertas – priorizando os atendimentos individualizados apenas para as situações graves ou urgentes e evitando a aglomeração de pessoas nas salas de espera ou recepção das unidades.

O que o Cadastro Único pode fazer para você? Descubra seus direitos a mais de 50 benefícios

De toda forma, a melhor opção é ligar para a unidade mais próxima e pedir informações. Você pode pesquisar o telefone neste site.

Com informações de Nubank

PODE LHE INTERESSAR