Aprenda como eliminar estrias com tratamento caseiro

Aprenda como eliminar estrias com tratamento caseiro.

O que causa estrias

As estrias geralmente surgem durante a gravidez porque a pele estica muito e ainda há atuação do hormônio elastina, que relaxa os ligamentos, tendões, e também a pele, podendo deixa-la mais frágil e flácida.

Outras situações que também favorecem a formação de estrias são na adolescência, após engordar muito rápido, em pessoas que tomam corticoides porque esse tipo de remédio também reduz a quantidade de colágeno, que dá firmeza e sustentação à pele.

As estrias aparecem quando a pele precisa esticar muito e de forma muito rápida, mas geralmente surgem nas seguintes áreas:

Barriga;
Seios;
Atrás ou ao lado dos braços;
Bumbum;
Coxas.

Especialmente nos homens as estrias podem surgir nas costas, de forma horizontal, como se fosse uma escada.

Combatendo as estrias

A melhor forma de combater as estrias de forma caseira, é esfoliar a pele e depois aplicar um bom creme ou óleo hidratante logo a seguir

Porque assim a pele é devidamente estimulada e pode se regenerar, deixando as estrias menores, mais finas e mais baixas, ficando praticamente imperceptíveis, e em alguns casos podem desaparecer completamente.

As estrias são cicatrizes na pele que ocorrem quando a pele estica-se demais, como ocorre na gravidez, por exemplo. As estrias vermelhas são as mais recentes e as mais fáceis de serem tratadas, e as estrias brancas são as mais antigas e de mais difícil tratamento, mas, na maioria das vezes, elas podem ser eliminadas.

Tratamento caseiro para estrias vermelhas

A melhor solução para estrias vermelhas, que são as mais novas e que surgiram a pouco tempo é hidratar muito a pele, usando creme ou óleo hidratante todos os dias, no mínimo 2 vezes ao dia.

Além disso, também é importante não usar roupa muito apertada porque isso favorece as estrias e evitar as subidas de peso repentinas, porque nesse caso a pele estica muito rápido e as fibras se rompem com mais facilidade, favorecendo as estrias.

As estrias vermelhas coçam muito, mas não é recomendado coçar porque este ato favorece a ruptura da pele, deixando-as ainda mais fragilizada e propensa às estrias. Colocar o creme dentro da geladeira é uma boa opção porque a temperatura fresca ajuda a diminuir a coceira, contribuindo para a eliminação das estrias.

A esfoliação não deve ser feita nessa fase porque pode agravar o surgimento das estrias.

Tratamento caseiro para estrias roxas

As estrias roxas estão numa fase intermediária, e já não são tão novas e não coçam tanto.

Enquanto a pessoa tem as estrias dessa cor, o que se recomenda fazer é esfoliar a pele, para aumentar a circulação sanguínea e aplicar um creme para estrias logo a seguir.

Dessa forma o creme pode penetrar ainda mais na pele, tendo maior e melhor efeito.

Receitas de esfoliantes caseiros

A esfoliação pode ser feita com misturas caseiras ou esfoliantes industrializados. Algumas boas opções caseiras são:

Borra de café: Misturar 2 colheres (de sopa) de borra de café e  2 colheres (de sopa) de sabonete líquido;
Fubá e iogurte: 2 colheres (de sopa) de borra de fubá grosso e 2 colheres (de sopa) de iogurte natural;
Açúcar e óleo: 2 colheres (de sopa) de óleo de amêndoa doce e 2 colheres (de sopa) açúcar branco;
Bicarbonato com água: 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e 2 colheres (de sopa) de água.

Esse tipo de esfoliação pode ser feito até 2 vezes por semana. Pode-se esfregar estas misturinhas com as mãos, disco de algodão, luvas de esfoliação, ou bucha vegetal.

Passar o pente fino em cima das estrias nas direções vertical, horizontal e diagonal durante cerca de 5 à 10 minutos, também é uma estratégia fácil de aumentar a circulação sanguínea, preparando a pele para o uso do creme a seguir.

Veja também: Conheça o Skincare e saiba como ter uma pele linda e saudável

Receita de creme caseiro anti-estrias

Esta receita caseira pode ser utilizada em abundância nas mamas, barriga, pernas e glúteos, especialmente durante a gravidez e períodos de emagrecimento, pois são momentos da vida onde é mais fácil o surgimento de estrias.

Ingredientes

creme nívea (da lata azul): 1
tubo de hipoglós: 1
ampola de arovit (vitamina A): 1
frasco de óleo de amêndoas: 100mL

Modo de preparo

Faça a mistura de todos os ingredientes e coloque num frasco limpo, fechado e mantenha na geladeira. Este creme deve ser utilizado diariamente em todas as áreas afetas pelas estrias.

Como prevenir novas Estrias

Evitar o ganho de peso rápido e manter a pele sempre muito hidratada é a melhor forma de evitar que as estrias se formem na pele. Cerca de 8 a cada 10 mulheres grávidas ficam com estrias, e nem todas vão desaparecer espontaneamente.

No entanto, quando a mulher não engorda muito rápido na gestação e tem o cuidado de aplicar cremes e óleos diariamente em sua pele, o risco de ter estrias é menor.

Os cremes para estrias são mais eficazes nas estrias novas, que são as vermelhas ou roxas. Nesse caso o creme deve conter Q10 ou ter efeito tensor, por exemplo.

Deve-se aplicar o creme com uma massagem local todos os dias depois do banho e pode ser reaplicado várias vezes por dia. Esse mesmo tipo de creme pode ser usado para prevenir o aparecimento de novas estrias nas áreas mais afetadas como mamas, barrigas, coxas e bumbum.

Veja também: Conheça sete tipos de hidratação para cabelo ressecado

Aprenda como eliminar estrias com tratamento caseiro.

FONTE: Tua saúde

PODE LHE INTERESSAR