Aprenda como descobrir se um ovo é fresco ou não antes de comprá-lo

Aprenda como descobrir se um ovo é fresco ou não antes de comprá-lo
Aprenda como descobrir se um ovo é fresco ou não antes de comprá-lo

Aprenda como descobrir se um ovo é fresco ou não antes de comprá-lo.

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Existem tantas maneiras de prepará-lo que se tornou um dos ingredientes que não podem ser desperdiçados na cozinha.

Truques para preparar um arroz branco perfeito de forma rápida e fácil

Ao contrário do que acontece com certas frutas e legumes, a casca do ovo não permite verificar imediatamente se está fresca. Para descobrir se é adequado ao consumo, precisamos recorrer a métodos alternativos.

Aqui estão alguns truques muito rápidos e eficazes que permitirão determinar se um ovo está fresco em apenas alguns segundos.

Agite o ovo

Pegue o ovo cru e agite-o. Se você ouvir a gema batendo na concha, ela está em mau estado.

Três truques incríveis para clarear os cabelos naturalmente que realmente funcionam

Coloque em um copo com água

Para este método, você precisará apenas de um copo de água e do ovo. É melhor que o copo seja transparente para facilitar o processo e que você coma o ovo imediatamente depois, porque a água acelera sua decomposição.

Coloque o ovo no copo e observe sua posição para determinar sua frescura.

Afunda-se rapidamente

Se afundar rapidamente e permanecer “deitado” ao longo do fundo, o ovo estará fresco.

Como preparar receita fácil e rápida de omelete sem ovo

Afunda-se lentamente e fica parado

Se o ovo afundar lentamente e ficar por baixo, ele ficará na vertical ou inclinado, o ovo não está bem fresco, mas você ainda pode comê-lo.

Não termina afundando

Se permanecer flutuando sem terminar de tocar o fundo, o ovo já está em mau estado, embora alguns acreditem que nesse estado ainda possa ser comido.

Flutua na superfície

Se flutuar na superfície da água, está completamente podre e não é adequado para consumo. Isso acontece porque os gases liberados pela decomposição da matéria orgânica inflam o ovo por dentro.

Dicas caseiras e naturais para remover manchas dos cotovelos de forma eficiente

Abra e inspecione sua gema

Para este método, você terá que quebrar o ovo e observar o estado de sua gema e branco. É melhor despejá-lo em um copo pequeno e profundo para observá-lo com maior conforto.

Gema bem definida

Se a gema for dura, bem definida, volumosa e de cor laranja escura, o ovo estará fresco. Além disso, o branco deve ter limites bem definidos e deve ser espesso como se fosse geleia.

Cinco dicas caseiras para ter lábios carnudos e atraentes

Gema quebrada

O ovo está prestes a ficar ruim quando a gema está quebrada e sua cor fica pálida ao invés de intensa. À medida que o ovo se decompõe, o branco se torna cada vez mais líquido, então você também deve prestar atenção nele.

Gema sólida ou presa à casca

Se a gema estiver dura quando você abre o ovo ou gruda no interior da casca, então o ovo está mais do que podre. O cheiro também é bastante característico e o branco será como a água.

Dicas de beleza com alho que irão te surpreender: pele, unha e cabelo

Quando o ovo está duro

Se você não fez esses testes com antecedência e cozinhou o ovo sem testar sua frescura, ainda pode fazer alguma coisa. Corte ao meio e veja se o botão está centralizado e a câmara de ar é pequena. Nesse caso, o ovo está em boas condições. Mas se a gema estiver na direção da concha e a câmara de ar for grande, ela estará podre.

Melhores truques para melhorar a vida útil da bateria do seu iPhone

É importante saber que os ovos começam a expirar quatro semanas após a postura e, a partir da sexta semana, seu consumo não é recomendado.

O QUE VOCÊ ACHA DESSES TRUQUES PARA MEDIR A FRESCURA DO OVO? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.

PODE LHE INTERESSAR