Aprenda como cortar as folhas de babosa para extrair gel da maneira correta

Aprenda como cortar as folhas de babosa para extrair gel da maneira correta
Aprenda como cortar as folhas de babosa para extrair gel da maneira correta © Freepik

Aprenda como cortar as folhas de babosa para extrair gel da maneira correta.

O aloe vera (babosa) é uma planta com diversas propriedades benéficas do ponto de vista da saúde. Se tem esta planta em casa e quer usar o seu gel natural, você pode seguir este passos que explicam como cortar as folhas de babosa da maneira correta.

Vários benefícios: como fazer sabão de babosa (aloe vera) em casa

Aprenda como usar babosa para deixar sua sobrancelha grossa e cheia

As folhas de aloe vera são as que contêm o gel que nos ajudará a aliviar a dor e a coceira de feridas, queimaduras ou também a eliminar marcas e cicatrizes, além de muitos outros usos, como fazer uma máscara capilar, por isso, devemos ter o cuidado de cortar bem as folhas e, acima de tudo, saber como abri-las.

Como usar babosa (aloe vera) para fortalecer e dar brilho ao seu cabelo em casa

Seu cabelo agradece: receita de shampoo de babosa (aloe vera) 100% natural e caseiro

Passos para cortar folhas de aloe vera (babosa)

Cortar as folhas de aloe vera não só nos ajudará a extrair seu gel de cura, mas também a prolongar a vida útil da planta.

A cada corte, a planta é fortalecida, para que possamos tirar vantagem do corte; enquanto a planta terá força para continuar vivendo e novas folhas florescerem.

Mistura bomba de abacate e babosa para hidratar a pele e o cabelo
  1. A operação, no entanto, deve ser realizada corretamente; o corte não deve ser feito aleatoriamente e as folhas devem ser usadas dentro de um curto período de tempo, porque se forem deixadas de lado por muitos dias, elas começarão a murchar e perder suas propriedades benéficas mencionadas acima.
  2. Ao cortar folhas de aloe, tente cortar as que são mais baixas e, especialmente, o mais próximo possível da base da planta. As folhas inferiores, que também são vistas um pouco mais secas, geralmente são as mais antigas, de modo que terão maiores benefícios e também nada acontecerá se você as cortar.
  3. Para otimizar o resultado, é necessário usar uma faca ou tesoura muito afiada. É de fundamental importância garantir que o utensílio de corte escolhido seja perfeitamente esterilizado e não contenha traços de ferrugem, pois este, em contato com o precioso líquido contido nas folhas da planta, poderia contaminá-lo, negando assim os efeitos benéficos, criando também riscos perigosos de infecções em contato com a pele do nosso corpo.
  4. A folha de aloe vera que você cortou deve ser cortada transversalmente e através da parte central para extrair o gel corretamente. Por outro lado, é possível ver se, ao cortar, o gel já aparece na base, para que, em princípio, você não precise fazer cortes enquanto pode obter o gel que precisa abaixo.
  5.  Depois de coletar o gel necessário, você deve embrulhar a folha cortada em um pouco de papel transparente e armazená-la no freezer. Também é necessário que você saiba que a folha cortada só pode ser mantida por um período máximo de cinco dias; pois após esse período estará livre de elementos nutricionais e, portanto, o gel que você pode extrair será de pouca utilidade para você.

PODE LHE INTERESSAR