Aprenda como atualizar e confirmar inscrição no Auxílio Brasil

Aprenda como atualizar e confirmar inscrição no Auxílio Brasil
Aprenda como atualizar e confirmar inscrição no Auxílio Brasil

Aprenda como atualizar e confirmar inscrição no Auxílio Brasil.

O Auxílio Brasil é o sucessor oficial do Bolsa Família. Desde que foi anunciado, a previsão é de que o programa seja liberado em novembro. No entanto, a proposta ainda aguarda a apreciação do Congresso Nacional para seguir em frente.

>>Auxílio Brasil: saiba como confirmar a participação no novo Bolsa Família

Apesar disso, informações preliminares apontam que a migração dos beneficiários do Bolsa Família para a nova ajuda será automática. Por outro lado, para continuar recebendo os recursos, será necessário que o inscrito esteja com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Como atualizar o CadÚnico e confirmar a inscrição no Auxílio Brasil

Para ter acesso ao Auxílio Brasil, assim como acontece no Bolsa Família, o cidadão deve estar inscrito no CadÚnico. A previsão é de que o banco de dados do governo seja utilizado como critério de elegibilidade para a participação novo Bolsa Família.

>>Ministro diz que Bolsa Família pode chegar a R$ 1.000 com sistema de “trilhas”; entenda

Tanto os cadastros quanto as atualizações acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município onde o cidadão vive. Durante o processo, são exigidos os seguintes documentos:

  • Certidão de Casamento (caso seja casado civilmente);
  • Certidão de Nascimento*;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.
  • *Pessoas indígenas devem apresentar o “Registro Administrativo de Nascimento Indígena” (Rani).

>>Orçamento 2022: governo envia proposta sem aumento para Bolsa Família

Confirmando a inscrição no CadÚnico

Ainda não foram oficializadas as formas de participação no Auxílio Brasil. Porém, o uso do CadÚnico é dado como certo na hora de selecionar os participantes e verificar as informações daqueles que já participam do Bolsa Família.

Depois de atualizados os dados, é possível verificar se as informações prestadas estão corretas e condizem com a realidade da família. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site Meu CadÚnico ou ligar para o telefone 0800 707 2003.

Fonte: Capitalist

PODE LHE INTERESSAR