Aprenda o que comer para emagrecer, conhecendo 7 grupos de alimentos

Aprenda o que comer para emagrecer conhecendo 7 grupos de alimentos
Aprenda o que comer para emagrecer, conhecendo 7 grupos de alimentos © Shutterstock

Aprenda o que comer para emagrecer, conhecendo 7 grupos de alimentos.

Emagrecer e manter-se no peso ideal é uma meta para muitas pessoas, seja por desejo, necessidade ou os dois.

Há um tempo acreditava-se que as dietas rigorosas eram a única forma de reduzir o peso, mas os casos fracassados sempre foram em maior quantidade, comprovando que sofrer não é a solução. Então, o que comer para emagrecer e manter-se saudável?

A verdade é que antes de saber o que comer para emagrecer, é necessário compreender que o emagrecimento é um processo que ocorre em etapas.

Também, que necessita mais do que dieta, e sim, de mudanças definitivas de maus para bons hábitos de vida.

Então, as dicas a seguir sobre o que comer para emagrecer são ótimas e vão funcionar, se você aliá-las a outros cuidados, como uma visita periódica ao nutricionista, à prática de atividade física diária e ao consumo de bastante água.

Alimentos que deve comer para emagrecer

Os alimentos que deve comer para emagrecer são aqueles que estimulam o bom funcionamento do organismo e a aceleração do metabolismo. Assim, seu corpo entra em equilíbrio e consegue eliminar os excessos de toxinas e gorduras acumuladas.

Lembre-se de visitar seu médico ou nutricionista antes de simplesmente começar a comer sem um cardápio elaborado.

Então, confira a lista e fale com seu médico sobre quais dessas opções estão liberadas para você.

1. Frutas

A primeira opção da lista não poderia ser outra. As frutas são riquíssimas fontes de muitas vitaminas, minerais e diversos outros nutrientes essenciais para a saúde. Sempre que possível, coma-as com casca e inteiras ao invés de fazer suco.

Pode inclusive comer as mais gordurosas, como coco e abacate, pois são ricas fontes de ômega-3, que são gorduras saudáveis essenciais para a manutenção da saúde e favorecem o emagrecimento.

Quer emagrecer? Cinco alimentos que ajudam a queimar gordura do corpo

Apenas tome cuidado para comer na quantidade recomendada pelo seu nutricionista.

2. Carnes e ovos

Essas são as principais fontes de proteínas que você precisa para fazerem a manutenção e a construção de músculos, tecidos e outros componentes do seu organismo.

As proteínas são macronutrientes essenciais que precisa comer todos os dias.

Por serem mais demoradas para digerir, as proteínas também fazer o metabolismo ficar mais acelerado, contribuindo com a queima de calorias. Dê preferência para as carnes vermelhas magras, peixes, frango e ovos orgânicos.

3. Cereais integrais

Você não precisa abandonar os cereais como trigo para emagrecer, mas deve escolher as opções integrais e equilibrar as porções em cada refeição.

Os cereais integrais são ricos em fibras que ajudam na digestão e no bom funcionamento intestinal. Assim, vai facilitar o emagrecimento, pois seu sistema digestivo vai trabalhar melhor.

4. Iogurte natural e kefir

O iogurte natural, o kefir e outros alimentos fermentados são fontes de bactérias boas necessárias para a sua saúde, por isso entram na lista de o que comer para emagrecer.

Essas bactérias já nascem fazendo parte do seu intestino, garantindo que ele esteja sempre saudável. Porém com o passar dos anos, você vai perdendo-as e necessita repor.

Então, esses alimentos fermentados são uma ótima fonte de reposição que pode colocar no cardápio diário. Quando você tem bactérias boas o suficiente, seu sistema imunológico se fortalece e o seu intestino trabalha regulado. Assim, tudo caminha a favor do emagrecimento saudável.

5. Legumes e verduras

Assim como as frutas, os legumes e as verduras também são uma fonte essencial de diversos nutrientes. Coma-os com bastante variedade, de preferência que sejam orgânicos para evitar consumir agrotóxicos. Eles são toxinas que dificultam o emagrecimento.

Cada tipo de legume e verdura contém proporções diferentes de nutrientes, por isso que é tão importante variar e fazer um prato bem colorido. Duas das melhores formas de comê-los preservando os nutrientes são crus ou cozidos no vapor.

6. Sementes

As sementes podem fazer parte de todas as suas refeições, pois combinam com todos os tipos de pratos, doces e salgados. Apenas tenha cuidado com as porções, pois elas contêm calorias elevadas, embora sejam gorduras saudáveis.

Fornecem uma importante quantidade de fibras que ajudam a saciar e a ter uma digestão facilitada. Também são ricas em nutrientes essenciais para manter sua saúde forte e estimular o emagrecimento. Essas sementes são de chia, linhaça, girassol, abóbora, gergelim, quinoa e mostarda.

7. Especiarias

Incluir especiarias no cardápio deixa suas refeições com muito mais sabor. Além disso, elas contribuem acelerando o metabolismo, o que incentiva a queima de calorias.

Junto com esse efeito também vão suprir nutrientes que o seu corpo precisa para a manutenção da saúde. Então, são uma ótima opção de o que comer para emagrecer.

Essas especiarias são gengibre, cúrcuma, canela, cardamomo, alecrim, pimenta, hortelã, sálvia, feno-grego, manjericão e outras ervas aromáticas que gostar de incluir no tempero dos alimentos.

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR