Aprenda algumas dicas incríveis de como lavar o cabelo corretamente

Aprenda algumas dicas incríveis de como lavar o cabelo corretamente
Aprenda algumas dicas incríveis de como lavar o cabelo corretamente – Reprodução

Aprenda algumas dicas incríveis de como lavar o cabelo corretamente.

Você sabe como lavar o cabelo corretamente? Pode parecer uma pergunta estranha, e não, eu não me refiro à playlist que você escolhe para performar embaixo do chuveiro (na dúvida, escolha Rihanna). Estou falando de escolher o shampoo correto, mas também da forma e técnica utilizada para lavar os seus fios porque, acredite, isso exerce grande influência na aparência dos seus cabelos.

Eu sei, parece muito estranho que, nessa altura do campeonato, alguém apareça para te dizer que pode ser que você não esteja higienizando seus cabelos da forma como deveria, mas vai por mim: ao aprender a forma certa de como lavar o cabelo, você garantirá madeixas mais saudáveis e fortes.

Veja mais: Cuidado! Cinco erros que você não deve cometer ao lavar o cabelo em casa

Isso vai desde escolher os produtos certos até a temperatura da água, passando pela forma de aplicação dos produtos e a frequência de lavagem. Parece muita coisa, mas não se preocupe, pois neste artigo iremos aprender direitinho como lavar o cabelo de forma a contribuir para a sua hidratação e saúde.

O passo a passo de como lavar o cabelo

Vamos direto ao ponto com um passo a passo bem informativo de como lavar o cabelo do jeito certo.

O primeiro passo pode ser difícil para algumas pessoas, mas tem que ser feito: abdique dos banhos quentes. Mais para frente vou explicar direitinho o porquê.

Desembarace os fios com a ajuda de um pente ou escova, importante ação para ativar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo.

A seguir, aplique o shampoo na região do couro cabeludo apenas. O produto aplicado nessa região será o suficiente para higienizar também o comprimento. Não é preciso exagerar, ¼ do tamanho da palma da mão já é mais do que suficiente.

Veja também: Como fazer hidratação para crescer o cabelo com ingrediente de casa

Faça massagens com movimentos circulares usando as pontas dos dedos por cerca de 20 segundos, para facilitar a penetração do produto. Massagear não é esfregar, tá bem?

Enxágue bastante os fios para retirar o produto completamente, sempre com água morna ou fria.

Então, está na hora de aplicar o condicionador. Ressalto novamente que não é preciso exagerar, e a quantidade irá variar de acordo com o tamanho dos seus cabelos.

Preste atenção nessa máxima: o shampoo vai na raiz e o condicionador no comprimento. Nada de aplicar condicionador na raiz, viu? Então, massageie o comprimento para o produto penetrar melhor e enxague completamente.

Em dias de hidratação, a máscara deve ser aplicada antes da etapa de condicionar os fios.

Quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo

Entender como lavar o cabelo implica também qual a frequência de lavagem ideal. Isso depende do seu tipo de fio e, por isso, é preciso analisar qual o seu tipo de cabelo a fim de entender quais são as principais necessidades da sua fibra capilar.

Importância da temperatura correta da água

Lembra que mencionei que a temperatura da água importa? Vou explicar direitinho porque é tão importante tomar banho sempre com água morna ou fria.

Veja também: Para seu cabelo crescer rápido use essas dicas e remédios caseiros

A água quente faz mal para o cabelo e também para a pele, já que contribui para o ressecamento de ambos. Quando tomamos banho com água quente, facilitamos a abertura da fibra capilar, permitindo que toda a hidratação e nutrientes que se encontram ali dentro fujam. O resultado são fios opacos e quebradiços.

Muitas vezes fazemos hidratações mirabolantes para garantir a saúde dos fios e, por não saber como lavar o cabelo e usar água quente, jogamos todo o processo por água abaixo, literalmente. Então você já sabe, o banho tem que ser frio ou morno.

Dicas para alguns tipos de cabelo

Já mencionei a importância de saber qual o seu tipo de cabelo, certo? Agora vamos entender um pouco mais como funciona o tipo de lavagem de acordo com o seu fio.

Antes de mais nada, ressalto a importância de utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, que serão mais eficientes em fornecer exatamente o que a sua fibra capilar necessita para se manter saudável.

Cabelos oleosos

Os cabelos oleosos ficam com aspecto sujo mais facilmente, devido ao fato de o couro cabeludo produzir mais óleo. Esses fios devem ser lavados com uma frequência maior, mas não é necessário exagero, tá?

Não faz bem lavar os cabelos mais de uma vez ao dia, por exemplo. Um pouco de oleosidade é benéfico para os cabelos, já que forma uma camada de proteção do fio. Além disso, há o risco de ter o efeito rebote, já que, ao retirar muita da oleosidade, seu couro cabeludo pode entender que seja necessário produzir mais.

Leia também: Cuidado para não cometer estes cinco erros ao cortar o cabelo em casa

Cabelos secos

Aqui temos o contrário do tópico acima. Cabelos secos possuem menos oleosidade natural que, ressalto, é importante para os fios. Procure lavar os cabelos com uma frequência menor.

Cabelos cacheados

Os cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados do que os demais tipos de fio, devido ao seu formato em espiral que não permite que a hidratação percorra todo o fio. É por isso que muitas cacheadas e crespas aderem à técnica do low poo, que significa pouco shampoo.

Fonte: Cabelo Bom é o Meu

PODE LHE INTERESSAR