Aprenda a marinar carne de frango com perfeição com estas dicas

Aprenda a marinar carne de frango com perfeição com estas dicas
Aprenda a marinar carne de frango com perfeição com estas dicas. Foto: Getty imagens

Aprenda a marinar carne de frango com perfeição com estas dicas

O frango é um dos mais consumidos no Brasil, principalmente pelo preço, mas também pela versatilidade no preparo e na verdade existem muitas formas de cozinhar. Só que às vezes não saímos da mesma, por conforto, segurança ou qualquer que seja o motivo da sua preparação. Uma das formas mais comuns é o frango assado, aqueles bifes grelhados que acompanhamos com legumes.

Contudo, se o frango não for devidamente marinado toma um sabor um tanto insípido, que costuma nos deixar entediados e esperando para ficar mais saboroso.

>>7 erros que você comete ao preparar saladas que o impedem de perder peso

O frango marinado nada mais é do que aquela carne submersa em algum líquido aromático como óleo, vinagre, suco de limão ou outros ingredientes, como especiarias. Pode ser utilizado em carnes vermelhas ou brancas como  peixes, salmão, costela ou as mais comuns: frango.

Que ingredientes você precisa?

  • O suco de vários limões
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • Tomilho
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta
  • Pimentão

Como preparar a marinada?

>>3 receitas para preparar e consumir lanches saudáveis

  1. Primeiro você deve descascar o alho dependendo da quantidade de peito que deseja marinar.
  2. Esprema dois limões em pelo menos um recipiente para extrair o suco, que servirá como base líquida para nosso frango marinado.
  3. Corte os peitos de frango para cozinhá-los como achar melhor.
  4. Coloque os peitos no recipiente ou prato onde quer marinar e sal e pimenta a gosto.
  5.  Comece polvilhando folhas de tomilho ou ervas de sua escolha.
  6. Junte o alho picado, regue com um fiozinho de azeite virgem e, por último, regue com o sumo de limão.
  7. NOTA: Se desejar, você pode adicionar uma colher de chá de pimentão  para dar mais cor e sabor aos seus peitos de frango, embora seja opcional.
  8. Para finalizar, deve-se mexer todos os ingredientes até que estejam bem misturados e deixar descansar até que o frango marinado esteja na perfeição , ou seja, pelo menos duas horas. Porém, o ideal é deixar durante a noite. Depois, você pode cozinhar seus peitos de frango no forno ou na grelha e verá como ficam suculentos.

>>Croquetes de bacalhau, a receita mais rica que você pode preparar nesta Quaresma

Marinar frango ou outras carnes é uma técnica usada para amolecê-los e torná-los muito mais macios e suculentos quando cozidos. Isto é muito útil se quiser preparar peitos de frango no forno ou na grelha e para que não fiquem sem sabor. Seguindo essa técnica, você nunca passará por aquele momento desconfortável em que o frango tem gosto de comida de hospital; ou seja, sem sal, sem brincadeira e sem remédio para quando estivermos doentes.

Efeitos e dicas da marinada

Além de amaciar as carnes, alguns efeitos vêm da marinação, que pode muito bem ser com óleo, vinho, cerveja e molhos, como frutas cítricas, vinagre, sal, pimenta e especiarias. A piada é perder o medo da criatividade na hora de marinar e você descobrirá sabores que provavelmente não tinha em mente. A marinada também pode ser só com temperos secos, mas há quem acrescente mostarda para que os ingredientes grudem na comida.

>>5 alimentos que o ajudarão a perder peso de forma saudável

Alguns efeitos que a marinada oferece são: Acrescentam sabor graças às especiarias e ingredientes ácidos; Ele adiciona umidade e na hora de degustar a carne tem um sabor suculento (para chegar a este ponto podem ser usados ​​todos os tipos de ingredientes como suco de limão, leitelho, leite de coco e até iogurte) e acima de tudo amacia as carnes, graças a a reação de líquidos na parte externa da carne. Leite ou iogurte, por exemplo, têm fama de amaciar sem alterar a textura da carne

PODE LHE INTERESSAR