Aprenda a lavar suas frutas e vegetais corretamente em tempos de pandemia

Aprenda a lavar suas frutas e vegetais corretamente em tempos de pandemia
Aprenda a lavar suas frutas e vegetais corretamente em tempos de pandemia. © Getty

Aprenda a lavar suas frutas e vegetais corretamente em tempos de pandemia

No contexto da pandemia de Covid-19 , as autoridades sanitárias nacionais e internacionais têm colocado grande ênfase na necessidade de cuidados com medidas de higiene , uma vez que o novo coronavírus é transmitido por gotas de saliva e infelizmente tem um período de longa vida em várias superfícies .

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha rejeitado que há fortes evidências de que o novo coronavírus Covid-19 pode ser transmitido por meio de alimentos , incluindo frutas e vegetais, ela destacou a importância de cuidar de sua limpeza e cozinhar.

>>Estes são os recipientes que você não deve colocar no micro-ondas

No caso de carnes, aves e ovos, a OMS indicou que eles devem ser sempre cozidos a uma temperatura mínima de 70 graus Celsius, enquanto anteriormente todos os alimentos devem ser manuseados com cuidado para evitar contaminação cruzada . Se você quer saber como lavar frutas e vegetais corretamente, aqui te falamos.

Como lavar frutas e vegetais em tempos de Covid-19

A OMS recomenda lavar frutas e vegetais da mesma forma que em qualquer outra circunstância, mas cuidando dos seguintes detalhes:

  • Lavar as mãos com água e sabão antes para manipulá-los.
  • Lave bem frutas e vegetais imediatamente com água limpa, especialmente se comido cru.

>>Pasta de chocolate: faça em casa e divirta-se com a família

Agora, estas são algumas dicas que você pode seguir para lavá-los adequadamente :

1. Quando se trata de frutas e vegetais frescos, eles são primeiro lavados em água corrente fria antes de serem cortados e descascados , caso contrário, você pode contaminá-los com suas próprias bactérias ou solo.

2. Os de pele grossa como abacaxi, mamão, banana, maçã, goiaba ou limão, entre outros, devem ser lavados com água e sabão e , de preferência, esfregar a pele com uma escova forte para esfregar bem. Lembre-se de enxaguar muito bem para evitar que o sabão fique na superfície.

3. No caso de frutas ou vegetais que tenham uma superfície mais fraca , tal como morango, alface, couve-flor, brócolos, devem primeiro ser lavadas em água corrente fria e, em seguida, colocado num solução de água com um desinfetante. O desinfetante pode ser adicionado como uma colher de chá de água sanitária para cada litro de água . Os alimentos devem repousar por pelo menos 5 minutos e no caso de usar lixívia, enxágue novamente com água fria.

>>Suco de maçã com espinafre: combinação perfeita para perder peso em 2021

4. As frutas e legumes que são embalados , e que estão prontos para comer como uma salada, eles devem ser revistos porque há nas embalagens relatório se eles já são lavados , de modo não ser necessário fazê-lo. O mesmo no caso dos congelados, pois já passaram por um processo de limpeza.

5. Finalmente, lembre-se de armazenar ou reservar frutas e vegetais em recipientes limpos . Os que estão com a casca podem ser secos com guardanapo e os demais, se necessário, deixe secar na peneira ou espremedor.

PODE LHE INTERESSAR