Aprenda a fazer receitas de hidratação caseira para ter cabelos impecáveis

Aprenda a fazer receitas de hidratação caseira para ter cabelos impecáveis
Aprenda a fazer receitas de hidratação caseira para ter cabelos impecáveis – Istock

Aprenda a fazer receitas de hidratação caseira para ter cabelos impecáveis. Às vezes o cabelo pede socorro. Secador, chapinha, piscina, procedimentos químicos e até os produtos usados no cotidiano vão deixando suas marcas nos fios.

Cabelos ressecados, sem vida, com muito frizz, pouco brilho ou embaraçando com muita facilidade podem ser sinal de que é hora de fazer uma hidratação.

Porém, a hidratação, responsável por fazer a reposição de água no fio, não é a única forma de tratar o cabelo – e pode ser que você precise de outro tratamento. Para saber o que o seu cabelo realmente precisa, o ideal é fazer um rápido teste de porosidade.

Para isso, você vai precisar de um fio de cabelo e um pote com água, preferencialmente um pote de cor clara, para facilitar a visualização. Depois, é só colocar o fio na água e ver o que acontece: se o fio afundar, você precisa de reconstrução; se ficar no meio, é preciso de nutrição; ou se boiar, a necessidade é de hidratação.

Se o que você precisa é de hidratação, boa notícia:

Fazer o tratamento em casa é simples e não sai caro. Além de ser possível encontrar vários produtos prontos no mercado com faixas de preço acessíveis para todos os bolsos, muitos ingredientes naturais podem ajudar na tarefa.

Independente do meio escolhido para fazer o tratamento, para manter os cabelos hidratados o ideal é que o processo seja parte da rotina capilar e repetido com alguma frequência.

“É indicado que se mantenha uma certa rotina de hidratação – pode ser realizada uma vez por semana, nos casos mais críticos, ou a cada 15 dias. Mas, sempre que o cabelo passar por um processo químico, essa hidratação torna-se ainda mais necessária. Quando os fios ficarem expostos a água do mar ou de piscina, também é importante”, recomenda Simone Andrade, hairstylist do Walter´s Coiffeur Centro, no Rio de Janeiro.

Todos os tipos de cabelo podem (e precisam) receber hidratação: lisos, cacheados, crespos, oleosos, secos, tingidos. Nesta matéria você encontra dicas de como fazer hidratação em casa, tanto com máscaras prontas quanto com receitas caseiras. Confira!

A maneira mais comum de fazer hidratação no cabelo em casa é utilizando máscaras prontas. Os produtos, geralmente um creme mais espesso, dão conta de, sozinhos, restaurarem a beleza e a saúde dos fios e são acessíveis – tanto com relação a custo quanto na praticidade de encontrar.

A aplicação também não é coisa de outro mundo; é possível fazer em casa sem dores de cabeça e sem a necessidade de ir ao salão todas as vezes em que o seu cabelo precisar ser hidratado. Normalmente, cada máscara vem com a especificação na embalagem de como deve ser usada e é importante seguir as instruções – especialmente o tempo de “repouso” do produto nos fios.

De forma geral, o passo a passo para a aplicação de uma máscara de hidratação é o seguinte:

  1. Lave o cabelo com xampu;
  2. Enxague bem;
  3. Aplique a máscara no cabelo molhado;
  4. Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem;
  5. Enxague e finalize como de costume.

As opções de máscaras de hidratação no mercado são numerosas. É possível encontrar produtos para todos os tipos de cabelo, de preços bastante diferentes. Na hora de comprar, vale ficar de olho na indicação do fabricante e escolher o que mais se adequa ao seu tipo de cabelo.

“Os produtos trazem identificações nos rótulos, mas pedir auxílio a um profissional também irá ajudar, inclusive para quem tem dificuldade de reconhecer o próprio tipo de cabelo de maneira mais técnica”, sugere Simone.

Fonte: Dicas de Mulher

PODE LHE INTERESSAR