Aprenda a fazer o Gel de Babosa em casa e os benefícios de usá-los

Aprenda a fazer o Gel de Babosa em casa e os benefícios de usá-los
Aprenda a fazer o Gel de Babosa em casa e os benefícios de usá-los – Reprodução

Aprenda a fazer o Gel de Babosa em casa e os benefícios de usá-los. O gel de aloe vera é um ótimo remédio que tem benefícios incríveis de cura conhecidas desde o antigo Egito.

Para se ter uma ideia, Cleópatra, a rainha do Egito, usava o gel em sua rotina de beleza. Apesar de hoje em dia já existirem lojas que vendem o gel, nada melhor do que fazer sua própria receita em casa.

Conhecida popularmente como babosa, pode ser usada na pele, cabelo e até como remédio para diversas doenças. Além disso, é super fácil de cultivar, podendo ser plantada a partir de uma muda ou até mesmo uma única folha – desde que inteira.

Veja também: Quatro receitas de shampoo caseiros eficazes que acabam com as caspas

Benefícios

A babosa é rica em nutrientes, sendo assim excelente para a saúde. Além de conter 20 minerais, entre eles o cálcio, magnésio, potássio e zinco, possui 12 vitaminas, como a A, C, E e do complexo B.

Possui também 18 aminoácidos, fitonutrientes, enzimas e muito mais. Não é a toa que é rica em benefícios para a saúde.

Fortalece a barreira da pele

O gel ajuda a hidratar a pele, combater a acne e ainda rejuvenesce. Isso porque é rica em muitos nutrientes essenciais, ajudando a reestruturar e desinflamar a pele.

Além disso, ajuda a estimular a circulação sanguínea onde é passado, ajudando a combater a celulite e as estrias, tanto pelo aumento da drenagem como pelo estímulo à renovação celular.

Trata queimaduras e cortes

Ela é perfeita para tratar cortes superficiais na pele, ajudando não somente no processo de cicatrização, mas também para que não corra risco de inflamar.

Suas propriedades hidratantes, emolientes, cicatrizantes e anti-inflamatórias fazem dela uma grande aliada para o dia a dia. Portanto, é sempre bom ter um pezinho em casa.

Para o cabelo

Talvez esse seja um dos usos mais conhecidos do gel de aloe vera. Certamente é perfeito para a saúde dos fios, deixando-os mais fortes e bonitos.

Além de proteger contra as agressões do meio, ele ajuda a tratar, fazendo com que cresça mais rapidamente. Outro ponto importante é que o gel combate a caspa e a queda de cabelo.

Veja também: Veja em quanto tempo o Óleo de Rícino faz o cabelo crescer – com receita

Como fazer

Para fazer é muito fácil, tendo a babosa como único ingrediente. O gel pode ser feito de uma vez e usado durante uma semana, desde que esteja em um pote fechado, dentro da geladeira. Veja a receita.

Ingrediente

Aloe Vera: 6 folhas.

Modo de preparo

  1. Use uma planta, com, no máximo, 3 anos de idade;
  2. Faça os cortes, até a pontinha, debaixo de água corrente e sempre na vertical, para drenar o aloin (substância amarelada causadora de cólicas nos intestinos, no útero e eczemas na pele);
  3. Retire a parte transparente de dentro com uma colher, evitando retirar a casca e ponha em uma tigela;
  4. Misture bem com a colher ou um garfo até virar uma pasta lisa, se aparecer um pouco de espuma, não se espante. É normal;
  5. Se preferir, pode bater rapidamente no liquidificador ou processador, sem adicionar água.

Como usar o gel

Já que ele será armazenado por até uma semana, há a possibilidade de ir usando aos poucos, em diversas áreas. Veja como usar o gel de aloe vera em cada situação:

  1. Na pele: aplique primeiro o gel na parte de dentro do braço para ver se não tem alergia. Se depois de alguns minutos estiver tudo bem, aplique no rosto limpo e deixe por 15 minutos. Lave muito bem e continue o tratamento como de costume;
  2. No cabelo: depois de fazer o teste, você pode aplicar o gel no cabelo, massageando o couro cabeludo e deixando agir por 1 hora. Em seguida, lave com seu shampoo e condicionador favorito;
  3. Para queimaduras e feridas: em ambos os casos, a melhor alternativa é o cataplasma, em que se aplica o gel em uma atadura e coloca no local por 30 minutos, 2 vezes ao dia.

Veja também: Como hidratar, nutrir e fazer o cabelo crescer usando óleo de coco

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR