Aprenda a conservar temperos e especiarias

Aprenda a conservar temperos e especiarias
Aprenda a conservar temperos e especiarias. © Freepik

Aprenda a conservar temperos e especiarias

Para perceber a importância de conservar temperos e especiarias, você pode fazer uma pequena experiência em casa. Trata-se de armazenar um pouco de páprica doce em uma jarra de vidro no meio da cozinha e perto do fogão. Outro pequeno pote vai para a despensa (se estiver escuro) ou dentro de um armário.

+Como preparar bolos caseiros mais saudáveis e no micro-ondas

Após algumas semanas você pode notar algumas diferenças devido às duas formas de preservá-los. Embora possam não ser muito perceptíveis, o bom aroma e sabor de um prato podem depender disso, ou do uso dos benefícios à saúde que alguns desses produtos proporcionam. Sabemos tudo o que você precisa para manter esses ingredientes preciosos em boas condições.

+Esta é a dieta que mais beneficia nossa microbiota intestinal

O que afeta a integridade dos temperos e especiarias?

É importante saber que especiarias e condimentos não expiram no sentido de que representam um perigo para a saúde se consumidos. Em vez disso, é uma data de consumo preferencial, após a qual a manutenção de sua qualidade organoléptica não pode ser assegurada.

Todas as plantas, incluindo as aromáticas e as discutidas neste artigo, começam a estragar no momento em que são colhidas, moídas ou torradas. A deterioração que sofrem é mais ou menos rápida de acordo com alguns fatores:

+Receita de pão francês em tiras com um sabor diferente e apaixonante

O tipo de tempero em questão: alguns podem durar anos e outros perdem propriedades após alguns meses.

Processamento: quanto menos processados, maior será sua vida útil. Todos aqueles que são mantidos inteiros têm menos área de superfície exposta à oxidação e a deterioração é menor. Isso garante sua qualidade por mais tempo.

Armazenamento: os agentes que mais prejudicam as especiarias são a luz, o calor, o oxigênio e a umidade. Por isso, os pontos principais a focar são os recipientes e os locais onde vão ser guardados e a forma como são manuseados durante o cozimento.

+7 alimentos que ajudam a queimar gordura da barriga e atingir o peso ideal

Como regra geral, as especiarias e condimentos que chegam ao mercado estão livres de patógenos e contaminantes alimentares. A Food and Drug Administration dos Estados Unidos recomenda a manutenção de hábitos básicos de higiene em casa ao manuseá-los.

Truques práticos para preservar condimentos e especiarias

Em relação a esses ingredientes, o importante é evitar a perda de seus compostos aromáticos. Este é um dos principais pontos fracos, pois são muito voláteis e evaporam rapidamente. As dicas a seguir permitem que você os preserve melhor e por mais tempo:

+Faça sabão neutro caseiro com óleo de cozinha usado! (Receita e preparo)

Ao comprar, escolha especiarias inteiras em vez de moídas, sempre que possível. São folhas, sementes ou grãos. Como não são processados, eles mantêm o aroma por mais tempo. Se quiser cozinhar com temperos em pó, você pode moê-los com um moedor de café em casa.

As especiarias e condimentos devem ser mantidos em potes de vidro, bem tampados e protegidos das fontes de luz. Se eles forem exibidos fora dos gabinetes, é melhor mantê-los em frascos opacos.

+Truques fáceis de como livrar sua casa dos ácaros

O espaço ideal para armazená-los é um local fresco, seco e escuro. É por isso que é recomendável mantê-los em armários de cozinha. Não é aconselhável guardá-los perto de aparelhos que emitem calor, como micro-ondas, forno, lava-louças ou geladeira.

Quando se trata de abastecer a cozinha com condimentos e especiarias para cozinhar, é aconselhável fazê-lo em pequenas quantidades, principalmente quando são usados ​​pela primeira vez ou muito de vez em quando.

+Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

Outras dicas

Não é apropriado pensar que as especiarias não estragam. É importante acompanhar sua condição e descartar os mais velhos.

Alguns sinais de que já não são válidos são a perda de cor ou o aparecimento de um sabor almiscarado. Em algumas especiarias mais delicadas, podem até aparecer pequenos insetos. Um bom truque é anotar a data da aquisição em local visível e mantê-la por ordem de antiguidade.

+Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios

Ao usar colheres e outros utensílios para servir temperos e especiarias, devem estar bem secos. Se ficarem molhados, a primeira coisa que é afetada é o aroma. E sem ele você não consegue um toque especial nas receitas. Também deve ser monitorado com a trituradora ou argamassa durante o desbaste doméstico.

Quanto tempo eles podem durar?

Se você levar em conta as condições que foram discutidas e as dicas para conservar condimentos e especiarias, a duração em tempo real dos diferentes condimentos pode ser longa. Além disso, é diferente dependendo do grau de processamento e do tipo de processamento.

+Todos os benefícios do óleo essencial de amêndoa

Plantas e ervas secas como alecrim, manjericão, hortelã, sálvia ou salsa podem durar de 1 a 2 anos. Temperos em pó como açafrão, caril ou páprica por cerca de 2 anos. Por outro lado, se for inteiro, seja em grão ou em sementes, sua vida se estende até 3 anos. É o caso dos paus de canela, cravo ou cominho e sementes de cardamomo.

No entanto, é importante estar atento à sua aparência e descartar todos os que perdem a cor ou que deixam de ter odor. É aconselhável não comer aqueles que atingiram a data de consumo preferida. Embora não sejam prejudiciais à saúde, não se encontram em óptimas condições e o resultado esperado na cozinha pode não ser o desejado.

+Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

Aprenda a conservar condimentos e especiarias

Esses ingredientes fornecem um número infinito de nuances a vários pratos e receitas. Eles podem ser mantidos com segurança por um longo tempo se as dicas básicas de armazenamento forem seguidas. Preservá-los da luz, do oxigênio, do calor e da umidade são os pontos chave para desfrutar todos os dias de seus benefícios, aromas e sabores.

PODE LHE INTERESSAR