Aposentadoria do INSS pode aumentar com descarte de contribuições; entenda

Aposentadoria do INSS pode aumentar com descarte de contribuições; entenda
Aposentadoria do INSS pode aumentar com descarte de contribuições; entenda – Foto: N1N

Aposentadoria do INSS pode aumentar com descarte de contribuições; entenda.

A reforma da Previdência de 2019 criou um artifício que permite o aumento da aposentadoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por meio da contribuição em cota única.

O  descarte de contribuições  pode gerar ampliação da média salarial sobre a qual o benefício será calculado o que desobriga que esse cálculo seja realizado sobre um número mínimo de recolhimentos.

>>Entenda a Revisão da Vida Toda que promete revisar aposentadorias do INSS

No entanto, existem algumas restrições. As contribuições descartadas não podem ser usadas para quaisquer finalidades e o trabalhador deve manter número suficiente de recolhimentos para cumprir a carência do benefício (15 anos).

Outras regras também devem ser observadas, como idade mínima e período total de recolhimentos para atender exigências das regras permanentes.

Um trabalhador que tenha eventualmente cumprido a carência naquele período poderia, por exemplo, descartar todos os recolhimentos com potencial de rebaixar sua média salarial.

>>Desempregados também tem direito ao Auxílio-Doença do INSS; aprenda como solicitar

O INSS é obrigado a conceder o maior valor de benefício possível e seus segurados. Com isso, basta solicitar ao servidor o cálculo e eles se responsabilizam pela orientação.

PODE LHE INTERESSAR