7 alimentos que ajudam a combater a pele oleosa

7 alimentos que ajudam a combater a pele oleosa
7 alimentos que ajudam a combater a pele oleosa © SOUND ON / Pexels

7 alimentos que ajudam a combater a pele oleosa.

A pele oleosa ocorre quando as glândulas sebáceas da pele produzem muito sebo. O sebo é a substância oleosa e cerosa que protege e hidrata a pele, é necessária para uma pele saudável, mas em excesso, além de causar pele oleosa, os poros ficam entupidos e pode haver acne.

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Além de uma rotina de limpeza, é importante atender ao que comemos. Alguns alimentos favorecem a pele oleosa, enquanto outros promovem a hidratação, ajudam a produção de colágeno e fornecem um pH natural da pele.

Aveia

Comer e aplicar aveia na pele é lisonjeiro. As máscaras de aveia podem ajudar a limpar a pele e aliviar a inflamação, o que foi comprovado por estudos de especialistas em dermatologia.Aveia contém saponinas leves, produtos de limpeza, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.

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Comer aveia tira proveito dos benefícios da fibra beta-glucana, que pode ajudar a evitar aumentos repentinos nos níveis de açúcar no sangue, evitando um aumento na insulina que pode aumentar sua produção de óleo de sebo.

Abacates

Não é de surpreender que o abacate seja usado como uma máscara , ele é carregado com ácidos graxos ômega-3 e vitaminas A, D e E.

Além da vitamina E, o óleo de abacate contém potássio, lecitina e outros nutrientes que podem nutrir e hidratar a pele.

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Quando o abacate é deixado para agir por curtos períodos de tempo e lavado com água morna, o óleo de abacate pode manter a pele hidratada sem deixar resíduos oleosos.

O óleo de abacate também tem efeitos anti- inflamatórios , que podem ajudar a reduzir a vermelhidão e a inflamação associadas à acne .

É bom comê-lo e colocá-lo em sua pele.

Toranja

Toranja ou toranja é rica em vitamina C. A vitamina C promove a produção de colágeno que fornece estrutura para a pele, cabelos e ossos.

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Você pode comer a toranja ou até mesmo aplicá-la na pele. É naturalmente adstringente , portanto, pode ajudar a absorver o excesso de gordura. Também é uma fruta que ajuda a manter a pele hidratada.

Bagas como morangos, mirtilos e amoras também são excelentes fontes de vitamina C e antioxidantes.

Bananas

As bananas são conhecidas por fornecer potássio e fibras alimentares. Eles também fornecem antioxidantes, vitaminas como beta-caroteno, colina e vitamina C, lectina e zinco.

Pode ajudar a proteger a pele do estresse oxidativo e do envelhecimento prematuro, afastando as bactérias que podem causar espinhas e regulando sua produção de óleo de sebo.

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Nozes

Nozes são ricos em  ômega-3 ácidos graxos e vitamina E . Os ácidos reduzem os danos da radiação ultravioleta  e os marcadores de  inflamação e imunossupressão na pele.

A vitamina E também protege a pele da inflamação e dos radicais livres nocivos.

Couve

A couve é uma boa fonte de beta-caroteno, o carotenoide que o corpo converte em vitamina A quando necessário. Além disso, fornece vitamina C.

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O beta-caroteno e a vitamina A são necessários para o crescimento e manutenção de todos os tecidos do corpo, incluindo pele e cabelo.

Lentilhas

Alimentos ricos em fibras (flocos de aveia, lentilhas, etc.) também podem regular a insulina (a insulina estimula os hormônios masculinos que podem desencadear a acne ).

Uma dieta rica em fitoestrógenos encontrada em alimentos como soja, feijão e lentilha também pode ajudar a manter o equilíbrio hormonal.

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Mantenha-se hidratado, evite alimentos gordurosos e aqueles com alto índice glicêmico (açúcar refinado, pão branco, alimentos açucarados, batatas e arroz branco).

Uma dieta saudável e equilibrada é a chave para desfrutar de um corpo saudável e uma pele saudável.

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