Alimentos necessários para o bom funcionamento do cérebro

Alimentos necessários para o bom funcionamento do cérebro
Alimentos necessários para o bom funcionamento do cérebro © Shutterstock

Alimentos necessários para o bom funcionamento do cérebro.

A comida também é importante para que nosso cérebro tenha energia para desenvolver processos cognitivos, como memória, raciocínio, desenvolvimento da linguagem, resolução de problemas ou tomada de decisões.

Alimentos que facilitam a queima de gordura e ainda te ajudar na perda de peso

A função cognitiva de uma pessoa é o resultado da interação de fatores genéticos e ambientais, entre os quais está a dieta.

Desde o útero, a dieta da mãe influencia o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.

Alimentos que facilitam a queima de gordura e ainda te ajudar na perda de peso

É relevante para transtornos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtornos do espectro do autismo, muitas vezes estão associados a deficiências nutricionais em espécie, e alguns estudos têm alcançado melhorias significativas por meio de uma mudança na dieta das crianças, diz ele um artigo da Federação Espanhola de Nutrição.

Para termos um bom processo cognitivo, é preciso estar bem treinado com o apoio de certos alimentos que fornecem a “parte fundamental, a unidade de uma proteína, que são os aminoácidos, que nos ajudarão a construir esse cérebro com eficiência”, explica a médica, Mónica Méndez Díaz, pesquisadora da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Alimentos que facilitam a queima de gordura e ainda te ajudar na perda de peso

Alimentos que facilitam a saúde do cérebro e os processos cognitivos

Proteína

Peixes, carnes vermelhas (bovina e suína), aves, ovos e laticínios.

Vitaminas e minerais de vegetais

Frutas como kiwi, morango e mirtilo, sementes como nozes, amendoim, cogumelos, aspargos, abacate, espinafre, ovos, alface, azeitonas.

Alimentos que facilitam a queima de gordura e ainda te ajudar na perda de peso

Óleos ômega-3

Em peixes gordurosos, assim como em algumas frutas, vegetais, sementes e nozes.

Confira aqui um guia detalhado de alimentos (seu conteúdo e função) que são sugeridos como benéficos para a saúde do cérebro, de acordo com pesquisas das Faculdades de Medicina e Psicologia da UNAM.

Alimentos não recomendados para a memória

Os alimentos processados ​​com alto teor de gordura e açúcar podem estar associados à inflamação do hipocampo, que está relacionada à memória de curto prazo por causar alterações bioquímicas e estruturais significativas.

Alimentos que facilitam a queima de gordura e ainda te ajudar na perda de peso

Quando há um alto consumo de carboidratos e a glicose no sangue aumenta e desliga o sistema do nosso cérebro que nos diz que não devemos estar acordados, mas em repouso.

No café da manhã, sugere-se o consumo de proteínas e uma menor quantidade de carboidratos; pois podem causar estados de sonolência ou fadiga que dificultam a concentração.

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