Alho: conheça todo o poder curativo e medicinal deste ingrediente básico na cozinha

Alho: conheça todo o poder curativo e medicinal deste ingrediente básico na cozinha
Alho: conheça todo o poder curativo e medicinal deste ingrediente básico na cozinha. Foto: Freepik

Alho: conheça todo o poder curativo e medicinal deste ingrediente básico na cozinha

O alho é um dos ingredientes que está presente em todas as cozinhas brasileiras, pois é um dos produtos essenciais para o preparo de molhos, carnes e até como parte de um vinagrete ou marinada para um preparo especial. O que poucos sabem é que por trás desse ótimo ingrediente existe também um alimento medicinal e curativo que pode nos ajudar a tratar doenças.

Pegar um dente de alho pela manhã, combinando com limão ou mel para tratar resfriados, pode soar como um remédio clássico da avó, mas antes de descartar a ideia, é melhor pensarmos duas vezes, pois pode ser o remédio que estávamos procurando. Desde reduzir o colesterol, como desinfetante, para proteger o coração e até como antisséptico , são apenas algumas das utilizações que podemos dar ao alho, por isso se quer aprender a tirar partido disso, leia as informações abaixo.

>>Três guarnições saborosas e versáteis para temperar o peru de natal

O poder curativo do alho

Apesar de muitos de nós evitarmos o consumo de alho pelo seu cheiro forte ou pelo seu sabor um tanto picante, esta é uma alternativa muito boa para aliviar alguns problemas de saúde naturalmente, isto devido ao seu teor de antioxidantes ricos em enxofre, assim como a alliin, substância que, em contato com o ar, faz com que o alho exale o cheiro que o caracteriza.

Ajuda na circulação sanguínea

O consumo regular de alho em uma alimentação balanceada é uma boa fonte de vitamina B, o que diminui as chances de os vasos sangüíneos “endurecerem”, o que leva a doenças como trombose e doenças nas artérias coronárias, melhorando a circulação de sangue no corpo.

>>Casca de maçã e chá de canela, infusão para acelerar o metabolismo

Elimine sintomas de resfriado

Resfriados e tosses são as doenças respiratórias mais comuns no inverno, mas um pouco de alho amassado com limão, mel ou mesmo em forma de xarope pode eliminar os sintomas e ajudar a se sentir melhor, pois ajuda a descongestionar narinas e tratar naturalmente os pulmões.

Melhora a digestão

>>Salada mediterrânea tradicional, preparação perfeita para uma dieta saudável

Comer alho com o estômago vazio parecia um mito que cresceu ao longo dos anos, porém, é um dos remédios mais usados ​​para tratar problemas de digestão, pois estimula os ácidos gástricos para que os alimentos sejam digeridos e absorver mais facilmente.

Reduz os níveis de colesterol

Consumir um dente de alho natural por dia pode ajudar a reduzir o colesterol ruim em até 9%. Se você não gostar do sabor, pode comer uma maçã depois de comê-la.

>>Ovos recheados de atum, a receita perfeita para um jantar delicioso e saudável

Um aliado contra a hipertensão

Vários estudos descobriram que o consumo regular de alho em nossa dieta ajuda a controlar a pressão arterial sistólica e diastólica. Embora deva ficar claro que seu uso nunca pode substituir a medicação recomendada, por isso é melhor consultar um especialista.

É antioxidante

O alho é uma boa fonte de antioxidantes necessários para manter o corpo em bom estado e prevenir a oxidação das células, neutralizando os radicais livres e ao mesmo tempo ajudando a manter o corpo mais jovem e protegido de doenças.

PODE LHE INTERESSAR