Alguns aposentados do INSS poderão acumular salários de benefício; entenda

Alguns aposentados do INSS poderão acumular salários de benefício; entenda
Alguns aposentados do INSS poderão acumular salários de benefício; entenda

Alguns aposentados do INSS poderão acumular salários de benefício; entenda.

O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguarda decisão judicial para concessão de benefícios por incapacidade tem direito de receber o acumulado da aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.

INSS prorroga pagamentos de até R$ 1.045 para auxílio e BPC (Cadastro Único)

INSS muda regras de concessão dos benefícios; veja principais alterações

A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no último dia 24 de junho. Pelo menos 1 mil processos em todo o país aguardavam a definição do precedente, segundo o tribunal.

Em seu voto, o ministro Herman Benjamin, relator, explicou que a controvérsia diz respeito à situação do segurado que, após ter seu pedido de benefício por incapacidade negado pelo INSS, continua trabalhando para prover seu sustento e ingressa com ação judicial.

Na sequência, a ação é julgada procedente para conceder o benefício desde a data do requerimento administrativo; o que abrange o período em que o beneficiário continuou trabalhando.

O relator ressaltou que a controvérsia não envolve o caso dos segurados que estão recebendo regularmente o benefício por incapacidade e passam a exercer atividade remunerada incompatível com a incapacidade.

INSS cria Exigência Expressa para receber documentos – entenda como funciona

Governo estabelece regras de antecipação do décimo terceiro (13º) salário do INSS

Dessa maneira, o STJ fixou a tese de que, no período entre o indeferimento administrativo e a efetiva implantação de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez mediante decisão judicial, o segurado tem direito ao recebimento conjunto das rendas do trabalho exercido e do benefício previdenciário pago retroativamente.

Fonte: Metrópoles

Veja mais