Algas – Informações, tipos e propriedades nutricionais

Algas - Informações, tipos e propriedades nutricionais
Algas – Informações, tipos e propriedades nutricionais. © iStok

Algas – Informações, tipos e propriedades nutricionais

As algas, popularmente conhecidas como vegetais do mar, são alimentos amplamente consumidos e ricos em vitaminas, minerais e outros compostos saudáveis ​​para o nosso corpo.

Essas algas fazem parte de uma dieta saudável e balanceada, pois estimulam o metabolismo celular. De fato, alguns estudos afirmam que nas regiões que habitualmente os consomem, a expectativa de vida é um pouco superior à média.

Abaixo você conhecerá todos os benefícios e propriedades desses seres vivos para emagrecer, e diversas ideias para fazer suas próprias receitas.

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Propriedades das algas marinhas para perder peso

As algas têm uma variedade de propriedades que tornam o seu consumo essencial e ajudam a diluir os quilos que sobraram na cintura.

Esses organismos foram encontrados no início das árvores filogenéticas. Outros seres vivos derivaram deles, porque têm um alto teor de minerais como ferro, iodo ou cálcio. Além disso, sua absorção em metais pesados ​​é infinitamente menor do que em peixes. Alguns dos compostos mais relevantes em algas marinhas são:

Os minerais, é claro. O cálcio é essencial para os ossos e o ferro como átomo estrutural da hemoglobina, além de desempenhar outras funções. Também são ricos em potássio, magnésio e iodo, essenciais para o crescimento e desenvolvimento corporal.

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Vitaminas. Uma alga marinha não é apenas rica em vitaminas, mas também contém muita variedade. Estão presentes as vitaminas A e B. Também C e E, de natureza antioxidante, ou seja, previnem a formação de radicais livres, mantendo as células saudáveis. Finalmente, as vitaminas E e K. estão presentes.
Carboidratos e proteínas vegetais.

Alguns dos exemplos de algas marinhas são wakame, nori, dulse, kelp e kombu.

Quais são os benefícios das algas comestíveis?

Muitos se perguntam para que servem as algas. Depois de ver suas propriedades interessantes, vamos ver todos os benefícios que elas nos trazem.

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Primeiramente, eles reabastecem minerais para estimular o metabolismo celular, uma vez que estes fazem parte de uma alta porcentagem das reações químicas.

Grande eficácia na regulação do pH em casos de acidose. Ou seja, eles agem como agentes alcalinizantes.

São ideais para crianças, pois favorecem o crescimento devido ao seu teor de iodo.

Eles contribuem para a regulação da pressão arterial.

Favorecem os processos digestivos e são purificadores.

Em dietas para emagrecer, a presença de algas marinhas é estritamente necessária, pois atuam contra a gordura localizada quando seu consumo é habitual.

Por fora, ajudam a manter a pele jovem e sedosa. Este efeito aumenta se você usar cosméticos naturais.

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Na cosmética, os tipos de algas marinhas também apresentam propriedades diferentes.

São antioxidantes graças às vitaminas, por isso são utilizados como princípio ativo anti-envelhecimento.

São muito nutritivos e fornecem vitalidade às diferentes camadas da derme.

As máscaras são confeccionadas com algas de ação purificadora.

Ideias para receitas de algas marinhas

Em primeiro lugar, diga que pode comprá-los em muitos estabelecimentos, como supermercados, ervanárias ou lojas especializadas. Mas você também pode comprá-los online. Geralmente encontram-se secos, pois neste estado estão mais bem conservados e são muito confortáveis ​​para o vendedor e para o comprador. A única coisa a fazer quando vão ser consumidos é deixá-los de molho por vários minutos. A partir daí sua imaginação o levará a cozinhá-los, fritá-los ou cozinhá-los no forno para incorporar em suas receitas. Claro, leve em consideração alguns aspectos.

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Ao armazená-los, faça-o em recipientes bem fechados, caso contrário, as algas estragariam rapidamente.

Antes de molhar, devem ser lavados um pouco com água da torneira.

Ao colocá-los de molho, o volume da alga aumenta, então lembre-se disso para não exagerar na quantidade. Se você não os usa com freqüência, vai se familiarizando aos poucos.

Quanto às receitas, como já discutimos em outros artigos, as algas são muito versáteis e se você incluí-las regularmente, vai melhorar sua alimentação. Aqui estão algumas idéias para uso.

Em sopas e caldos de vegetais ou frango. Mas você pode cozinhá-los e até assá-los primeiro. Este truque adiciona um toque extra de sabor.

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Em ensopados, cozidos e purês.

Como guarnição em pratos de carne, peixe e massa, para dar um toque verde e mais saudável ao prato.

Em todos os tipos de saladas, para dar um toque diferente.

Para fazer pão de algas.

Tipos de algas marinhas

Nos mares e oceanos, existem várias espécies desses seres vivos vegetais. Em geral, eles tendem a crescer em águas frias. Mas você pode distinguir os tipos de algas com base em suas cores ou proximidade da superfície. Isso porque os mais profundos não fotossintetizam, portanto não desenvolvem clorofila e são marrons ou vermelhos. Por outro lado, aqueles mais próximos da superfície do mar, podem captar a luz que se traduz em uma maior produção de clorofila nos cloroplastos, e apresentarão uma cor verde. Todas essas algas não são comestíveis, pois algumas são difíceis de digerir.

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Sendo assim, quais são os tipos de algas mais frequentes? Mais do que frequente, digamos gostoso. As algas mais interessantes, em nossa opinião, são as variedades de algas kombu, dulse ou wakame, bem como as algas hiziki, arame e ágar-ágar.

Mas se deseja saber mais informações sobre as propriedades terapêuticas, antes de iniciar qualquer tratamento, é recomendável que consulte um médico.

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