ALERTA! Não cometa esses erros ao limpar a casa com água sanitária

ALERTA! Não cometa esses erros ao limpar a casa com água sanitária
ALERTA! Não cometa esses erros ao limpar a casa com água sanitária © Freepik

 

ALERTA! Não cometa esses erros ao limpar a casa com água sanitária.

A soda cáustica é considerada um dos produtos de limpeza mais eficazes disponíveis para a desinfecção (juntamente com sabão e álcool, tornou-se uma das ferramentas essenciais para combater a disseminação do coronavírus).

Descubra como amenizar mancha de água sanitária na roupa

No entanto, os especialistas alertam que ele deve ser usado corretamente se você quiser que seja realmente eficaz e, também, para evitar os perigos do uso indevido, pois também pode ser um dos produtos de limpeza mais tóxicos.

ERRO Nº 1: USAR ÁGUA SANITÁRIA DIRETAMENTE, SEM DILUÍ-LO NA ÁGUA

Embora seja lógico pensar que usá-lo diretamente será mais concentrado e desinfetado melhor, é exatamente o contrário.

Xô, Coronavírus! Como devemos desinfectar nosso telefone celular

De acordo com estudos, o alvejante puro (não estamos nos referindo a produtos de limpeza que possuem alvejante incorporado, mas a recipientes nos quais há apenas alvejante) funciona melhor quando diluído em água fria, pois, se estiver quente, pode fazer o alvejante evaporar e emitir gases tóxicos.

Como regra geral, a proporção que eles recomendam é de 4 colheres de chá de água sanitária para cada litro de água ou um copo de água sanitária para cada 10 litros de água.

Limpando tênis Branco: Seis dicas eficazes que vão alvejá-los novamente

ERRO Nº 2: APLICANDO O ALVEJANTE COM UM PULVERIZADOR

Se você colocá-lo em um pulverizador ou vaporizador com peças metálicas, pode ocorrer uma reação que oxida o alvejante e o torna muito menos eficaz.

Se você fez o alvejante com água, é melhor aplicá-lo com uma esponja ou pano suficientemente embebido na solução, para que a superfície que você está desinfectando fique em contato com o alvejante por pelo menos um minuto.

5 produtos mágicos para limpar vários tipos de manchas em casa

Se você não o molhar bem e deixá-lo agir, ele evapora rapidamente e não tem tanto efeito. Portanto, não deixar os produtos agirem é um dos erros de limpeza mais comuns.

ERRO Nº 3: REUTILIZAR ALVEJANTE DILUÍDO OU MISTURÁ-LO COM OUTROS PRODUTOS

Além de nunca misturar alvejante com amônia, álcool, álcool, vinagre ou outras substâncias além da água (eles podem produzir gases e reações que são muito prejudiciais à saúde), não devemos tirar proveito do alvejante em que diluímos Água.

Use este truque para limpar base do seu ferro de passar roupa

Uma vez misturada, a lixívia se torna instável e perde seu poder de desinfecção. Portanto, eles recomendam que você sempre use uma solução recém-misturada e, se sobrar, jogue-a fora.

PODE LHE INTERESSAR