Aipo cru: Quais são os benefícios de consumir este vegetal?

Aipo cru: Quais são os benefícios de consumir este vegetal?
Aipo cru: Quais são os benefícios de consumir este vegetal? Foto: Freepik

Aipo cru: Quais são os benefícios de consumir este vegetal?

O aipo é um dos poucos vegetais que não perde os seus benefícios se for cozido no vapor ou comido cru, podendo ser utilizado nos mais variados pratos e até mesmo como parte de um lanche saudável acompanhado de um tempero. Esse vegetal pode até fazer parte de smoothies verdes , já que suas ótimas propriedades e benefícios são muito apreciados pela população, principalmente por quem busca emagrecer.

Por ser um dos alimentos mais ricos em água , fibras e de fácil digestão, é um dos vegetais que contém grande quantidade de nutrientes bons para a saúde . E é que o aipo é um dos produtos mais usados ​​há séculos, pois segundo a história, sua origem pode estar localizada nas áreas pantanosas e climas temperados da Europa Central , bem como na Ásia Ocidental, embora há quem assegure que vem do Mediterrâneo.

>>Molho all i oli: Aprenda a preparar esta receita de origem espanhola em casa

Benefícios do aipo cru

Cuide da saúde cardiovascular

O consumo regular de aipo cru em uma dieta balanceada é uma grande ajuda para regular a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio. Devido ao seu teor de fibra, ajuda a regular os níveis de colesterol ajudando a eliminá-lo do intestino para que não chegue à corrente sanguínea. Sendo uma boa fonte de vitamina K, atua como parte indispensável da coagulação do sangue.

Favorece a digestão

>>Aprenda a diminuir a barriga e aumentar o glúteo de forma saudável

Desde os tempos antigos, o aipo é usado como um remédio medicinal natural que ajuda a combater os problemas de azia. Devido ao seu teor de fibra, seu consumo é altamente recomendado para quem sofre de problemas de constipação, estimula a produção de saliva e suco gástrico principalmente em pessoas com problemas de digestão lenta e ainda melhora o revestimento do estômago evitando o aparecimento de úlceras.

É purificador

Por ser um limpador natural, o aipo é um dos ingredientes mais utilizados no preparo de smoothies, pois favorece a eliminação de líquidos e resíduos que ficam retidos no corpo, sendo ainda um dos remédios mais usados ​​para eliminar os cálculos biliares e cálculos renais. Ao agir como um limpador, ajuda a melhorar a saúde do fígado, intestino e rins, que por sua vez tem efeito diurético.

>>Alimentos para comer se você quiser aumentar sua vitamina D

Ajuda a perder peso

O consumo regular de aipo cru ajuda o corpo a se sentir satisfeito por muito mais tempo, reduzindo a vontade de comer tarde. Além disso, melhora o funcionamento do metabolismo ao eliminar a gordura acumulada, sem falar que é um dos produtos com menor teor de gordura e calorias.

Elimine a insônia

Tomar um suco de aipo adoçado com um pouco de mel é uma das melhores formas de adormecer, pois essa mistura atua como um sedativo natural, que ajuda a melhorar os processos do sono e a um repouso muito mais profundo e sem interrupções.

>>Qual é a relação entre café e enxaqueca? Veja a opinião de especialistas

Embora consumir aipo cru seja uma das melhores recomendações dietéticas, ele também pode ter alguns efeitos colaterais e não é recomendado para algumas pessoas. Um exemplo claro é que este produto não pode ser consumido por grávidas , pois pode causar contrações, em caso de problemas digestivos, não é aconselhável consumi-lo cru e mesmo que seja consumido em excesso pode causar problemas de estômago.

PODE LHE INTERESSAR