Água oxigenada: o que você deve saber antes de aplicá-la na pele

Água oxigenada: o que você deve saber antes de aplicá-la na pele
Água oxigenada: o que você deve saber antes de aplicá-la na pele. © Shutterstock

Água oxigenada: o que você deve saber antes de aplicá-la na pele

Há um século, o peróxido de hidrogênio, popularmente chamado de água oxigenada, é utilizado como um dos principais anti-sépticos, devido às suas qualidades bactericidas e de ação rápida. Embora seja utilizado como desinfetante, algumas pesquisas, como a publicada pela revista Professional Pharmacy, não apresentam resultados muito satisfatórios quando utilizado em feridas; mas sua variedade de usos domésticos o torna um dos produtos químicos mais comuns em armários e armários.

+Use farinha e leite para remover as rugas do rosto de forma eficaz

Além disso, com a pandemia de Covid-19, ele se tornou ainda mais popular porque foi incluído na lista de antimicrobianos ativos da Agência de Proteção Ambiental para uso contra o vírus e tem sido usado para desinfetar respiradores artificiais, endoscópios e outros materiais médicos.

Embora seja comum o peróxido de hidrogênio ser recomendado para tratar acne ou desinfetar espinhas, a dermatologista Aida Tellez , com consulta na Cidade do México, indica que a aplicação desse produto químico em uma lama ou comedão pode piorar a lesão, pois pode irritar ou queimar a pele. Em vez de usar este produto ou aloe vera, neste caso “convém consultar um especialista porque existem vários tipos de acne e cada um pode ter tratamentos diferentes.

+3 vitaminas de frutas e vegetais para revitalizar sua pele

Beleza oxigenada

De acordo com a organização de Fatos de Segurança Química , produtos de peróxido de hidrogênio diluído que contêm entre 3 e 5 por cento de peróxido de hidrogênio não são facilmente absorvidos pela pele intacta, mas podem ser levemente irritantes para as membranas mucosas, portanto, ao usar a água oxigenada de 20 volumes, recomendado para estes tratamentos caseiros, é aconselhável testar previamente em uma pequena área da pele e evitá-lo se a pele for sensível, neste caso, é aconselhável consultar um especialista. É importante acrescentar que uma porcentagem maior nunca deve ser usada para o rosto ou cabelo sem o conselho de um especialista.

+O uso da Coca-Cola como o o novo tratamento da moda para o seu cabelo

O primeiro passo para usar peróxido de hidrogênio para clarear manchas na pele é fazer isso à noite, após a rotina de limpeza. É aplicado sobre a mancha com um chumaço de algodão limpo com suaves movimentos circulares e deixado agir por 5 minutos, após o qual a pele deve ser enxaguada com água morna, seca e hidratada. Este tratamento simples não dá resultados numa única aplicação pelo que tem que ser paciente e muito observador, mas sobretudo consistente com o uso diário de filtro solar.

Embora nenhuma contra-indicação tenha sido encontrada, alguma vermelhidão pode aparecer após a aplicação, mas ela desaparece em poucos minutos. É considerado um produto seguro, mas como qualquer tratamento domiciliar, deve ser aplicado com moderação, respeitando os horários recomendados, lendo as instruções na embalagem e garantindo que todos os implementos estejam limpos.

+Saiba os benefícios de ingerir linhaça diariamente

Com a água oxigenada de 20 volumes, os pelos faciais também são clareados. Para isso, a área é muito bem lavada e seca, aplicada com um algodão embebido na área com os cabelos a serem enxaguados e deixada por 10 ou 15 minutos e enxaguada com bastante água doce. Mais uma vez, vale a pena recomendar o uso de hidratante e protetor solar posteriormente.

Além do rosto, é conhecido o uso de peróxido de hidrogênio para limpar axilas manchadas, cotovelos, joelhos e outras áreas ásperas do corpo. O importante nesse caso é que uma vez usado como limpador, seja enxaguado após 5 minutos e aplicado rotineiramente nas áreas com hidratante.

+Prepare seu próprio relaxante para os pés com bicarbonato de sódio

Em todos os casos, é essencial insistir que os tratamentos caseiros devem ser aplicados à pele saudável. A pele com acne, irritações ou feridas pode ser afetada com qualquer tratamento não recomendado pelo dermatologista.

PODE LHE INTERESSAR