7 razões saudáveis ​​para começar a consumir melão pela manhã

7 razões saudáveis ​​para começar a consumir melão pela manhã
7 razões saudáveis ​​para começar a consumir melão pela manhã. Foto: Divulgação internet

7 razões saudáveis ​​para começar a consumir melão pela manhã

O melão é uma fruta nativa da região do Leste Asiático e Mediterrâneo Ocidental, que começou a ser domesticada há mais de quatro mil anos. Esta fruta é muito comum de encontrar nos mercados nos meses mais quentes, principalmente no verão, mas pode ser encontrada de janeiro a fevereiro.

Ele fornece vitaminas C, A, B6 e minerais como potássio e zinco , além de ser uma fonte rica em beta-caroteno. Com tudo isso,  compartilhamos sete motivos poderosos para aproveitar a temporada e consumir melão , principalmente de manhã.

>>10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

7 razões saudáveis ​​para consumir melão

1. Fortalece o sistema imunológico

Por fornecer vitamina C, o melão ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois de acordo com várias investigações essa vitamina serve como suporte da barreira epitelial nos órgãos contra os agentes causadores de doenças, além de ajudar no combate radicais livres no corpo, que previnem o estresse, o envelhecimento prematuro e várias doenças, incluindo o câncer. Também contém vitamina A e beta-caroteno, dois componentes antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e estimular a produção de células brancas do sangue.

2. Ajuda a perder peso

O melão não é uma fruta com alto teor de fibra alimentar; porém, é ideal em dietas para emagrecer devido a outras características como a elevada ingestão de água, da qual contém até 90% de sua composição; É uma fruta de baixo teor calórico e baixo teor de gordura, mas seus carboidratos são absorvidos lentamente, o que evita picos de glicose enquanto fornece energia por mais tempo e evita que você sinta fome tão rapidamente.

>>4 sobremesas fáceis de preparar com manga e aproveitar a temporada

3. Proteja o coração

O consumo do melão é recomendado para cuidar da saúde cardiovascular das pessoas, devido ao seu teor de adenosina e licopeno que ajudam a proteger a saúde cardiovascular, evitando taquicardia, reduzindo a possibilidade de infarto e hipertensão, além de promover o bom funcionamento das artérias e a atividade elétrica normal do coração graças ao potássio.

4. Melhora a saúde dos olhos

A vitamina A, os beta-carotenos e os carotenóides são responsáveis ​​pelo bom funcionamento dos olhos, por isso o consumo regular de melão irá ajudá-lo a ter uma melhor visão e nas crianças para que o pigmento retinal se desenvolva bem, o que influencia uma melhor visão noturna.

>>Se você sofre de pressão alta, verifique estas dicas alimentares para baixá-la

5. Limpa os rins

Graças à sua elevada quantidade de água e potássio, o melão tem um efeito diurético natural que ajuda a eliminar as toxinas armazenadas no corpo, ao mesmo tempo que evita a retenção de líquidos no corpo, o que ajuda a limpar naturalmente os rins. Neste caso particular, é aconselhável comê-lo de manhã para aproveitar todos os seus benefícios e até mesmo tomá-lo com suco de limão.

6. Melhora a aparência

Seu conteúdo de vitamina C promove a produção de colágeno, uma proteína necessária para que os tecidos permaneçam firmes, portanto, o consumo do melão ajuda a rejuvenescer e reparar a pele. Por outro lado, a vitamina A e o beta-caroteno previnem as queimaduras solares, previnem os sinais de envelhecimento, combatem os problemas dermatológicos e ajudam na cicatrização de feridas.

>>7 erros que você comete ao preparar saladas que o impedem de perder peso

7. Fortalece os ossos

Essa fruta é uma fonte rica em ácido fólico, ideal para a formação de ossos em fetos. Além disso, o melão também fornece cálcio, mineral essencial para a formação e reparação de dentes e ossos; enquanto a vitamina C, que estimula a produção de colágeno, também é ótima para proteger esses tecidos, o que se traduz em um sistema ósseo mais forte e saudável.

PODE LHE INTERESSAR