7 benefícios do chá de boldo que você deve saber e como prepará-lo

7 benefícios do chá de boldo que você deve saber e como prepará-lo
7 benefícios do chá de boldo que você deve saber e como prepará-lo. Foto: Pixabay

7 benefícios do chá de boldo que você deve saber e como prepará-lo

O boldo é uma planta originária da América do Sul que é amplamente utilizada como remédio natural no tratamento de diversas doenças, pois possui propriedades antioxidantes digestivas, hepáticas, diuréticas, anti-inflamatórias. São duas as espécies mais utilizadas, uma do Chile e outra do Brasil.

Esta planta medicinal é usada principalmente como remédio caseiro para melhorar problemas de fígado e estômago , embora tenha muitos outros benefícios. Aqui estão oito efeitos positivos principais e, em seguida, contamos como o chá é preparado e como é tomado corretamente.

>>3 sucos que o ajudarão a eliminar parasitas intestinais

7 benefícios do chá boldo

1. Melhora a digestão

O chá de Boldo contém boldina, uma substância ativa que ajuda a melhorar a função biliar, ajudando a liberar a bile no intestino para digerir a gordura, o que melhora a digestão.

2. Previne várias doenças

Graças ao seu rico conteúdo em fitoquímicos e aos seus efeitos antioxidantes, o chá de boldo é uma bebida que ajuda a combater os radicais livres nas células, evitando a sua oxidação e o aparecimento de várias doenças.

>>10 frutas e vegetais que não podem faltar em seus sucos naturais

3. Melhora o sistema nervoso

O boldo tem um aroma próximo à menta, que ajuda a acalmar, além de propriedades sedativas que ajudam a relaxar o sistema nervoso, acalmar a ansiedade, reduzir a insônia e os nervos.

4. Protege o trato urinário

O boldo tem propriedades antissépticas naturais, por isso é amplamente utilizado como remédio natural para tratar problemas do trato urinário, como cistite, pois ajuda a eliminar as toxinas dos rins, limpando o sistema.

>>Não jogue fora: aprenda a reutilizar cascas de ovos no seu dia a dia

5. Contribui para a perda de peso

Graças às suas propriedades purificantes, o chá de boldo contribui para a perda de peso, pois também tem um efeito anti-inflamatório que atua favoravelmente no estômago.

6. Cuida do intestino

Graças às suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o boldo previne indigestão, cólica intestinal ou flatulência, mas também pelos seus alcalóides atua como relaxante intestinal, melhorando o seu funcionamento e a mucosa intestinal.

>>Conheça alimentos que são bons para a memória e previnem o envelhecimento

7. Combata fungos e bactérias

Embora ainda faltem pesquisas, o boldo é usado como remédio natural para combater bactérias que causam infecções na garganta ou nos pulmões, como o Streptococcus pyogenes e o Staphylococcus aureus.

Como preparar

Ingredientes:

  • 150 mL de água
  • 1 colher de sopa de folhas de boldo

Coloque a água em uma tigela em fogo alto , assim que ferver, desligue e acrescente as folhas de boldo , deixe descansar por 5 a 10 minutos , depois coe e espere esfriar para beber quente.

>>5 bebidas com baixo teor de açúcar para combinar com sua comida favorita

Este chá é muito benéfico, como já dissemos antes, embora usá-lo em excesso possa ter consequências negativas. É aconselhável tomá-lo no máximo três vezes ao dia, antes ou depois das refeições, e por não mais de 20 dias seguidos.

 

PODE LHE INTERESSAR