
7 alimentos que o ajudarão a melhorar seu sono e dormir como um anjo
Especialistas psiquiátricos alertaram que cerca de 40 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio do sono. Destes, a insônia é a mais comum e afeta mais mulheres e idosos. Para muitas pessoas, essa condição se deve a uma ampla variedade de fatores, como estresse. Esse caso específico de insônia pode ser resolvido experimentando métodos naturais, como mudar sua dieta.
Ao comer certos alimentos, podemos melhorar a conciliação do sono. Não se trata de comer demais, pois comer demais antes de dormir prejudica as chances de uma boa noite de sono. No entanto, um prato moderado com qualquer um desses ingredientes e seus componentes fará muito pelo seu descanso.
>>Diga adeus à inflamação com esta água espetacular de aveia
Amêndoas
Esses pequenos alimentos contêm altas doses de melatonina, magnésio e cálcio, dois minerais que podem ajudar a promover o relaxamento muscular e o sono.
Iogurte
Não é segredo que esse alimento contém cálcio, mas o que você provavelmente não sabe é que ele ajuda a processar o triptofano e a melatonina, os hormônios do sono.
>>5 benefícios da banana que você não conhecia e que vão te surpreender
Aves
A carne de frango e de peru contém triptofano, um aminoácido que o corpo só pode obter por meio dos alimentos e que ajuda a produzir serotonina – o hormônio relaxante do humor – que mais tarde ajuda a produzir melatonina, o hormônio que controla os ciclos do sono.
Peixe
Este alimento também ajuda a produzir o tão desejado graças às suas doses significativas de vitamina B6 que ajudam a gerá-lo. Embora quase todos os peixes o contenham, é abundante em salmão, atum e linguado.
>>Alfajores de amido de milho: experimente esta receita caseira e deliciosa
kiwi
Algumas pesquisas e estudos analisaram a relação entre o consumo de kiwi e o sono. Em um deles, as pessoas que comeram dois kiwis 1 hora antes de ir para a cama por 4 semanas tiveram uma melhora no tempo total de sono, na eficiência do sono, bem como menos demora para adormecer.
Isso se deve à grande variedade de compostos que contém, entre os quais melatonina, flavonóides, carotenóides, potássio, cálcio, antocianinas, entre outros.
Mel
A glicose do mel reduz os níveis de orexina, um neurotransmissor no cérebro que coloca o corpo em alerta.
>>10 razões pelas quais você não deve beber café em excesso
Arroz
Em geral, os estudos sobre a ingestão de carboidratos e sono tiveram resultados mistos, mas algumas evidências conectam o consumo de arroz com sono melhor.
Um estudo com adultos no Japão descobriu que aqueles que comiam arroz regularmente relataram um sono melhor do que aqueles que comeram mais pão ou macarrão. Este estudo apenas identificou uma associação e não pode provar a causa, mas apoia pesquisas anteriores que mostraram que comer alimentos com alto índice glicêmico cerca de quatro horas antes de deitar ajuda a adormecer.