6 dicas para ajudá-lo a fazer ovos fritos como um profissional. Foto: Freepik
6 dicas para ajudá-lo a fazer ovos fritos como um profissional
Fazer alguns ovos fritos pareceria uma tarefa simples, no entanto, para mãos menos experientes este poderia ser um desafio e tanto que não é fácil de alcançar, pelo menos nas primeiras tentativas. Fazer com que a gema fique intacta e tenra para que ao ser cortada o líquido saia pelas beiradas, além de ter uma clara bem cozida, é um verdadeiro desafio que nem todos nós conseguimos.
Os ovos fritos ou fritos perfeitos parecem um ato de ficção que só podemos ver na televisão ou nas mãos dos chefs mais experientes, mas com um pouco de paciência, prática e algumas dicas de culinária você conseguirá sem problemas. Portanto, tome nota para que da próxima vez que cozinhar alguns ovos no café da manhã , você o faça como um especialista.
>>Aprenda a fazer seu próprio chocolate vegano em casa de maneira fácil
Como fazer ovos mexidos?
Use uma boa frigideira
Uma boa forma de teflon ou de aço inoxidável em bom estado é fundamental para que os ovos fritos fiquem perfeitos, pois não grudam e você não terá problemas para retirá-los e servi-los.
Dica: Se for usar uma frigideira de aço inoxidável, coloque uma pitada de sal sobre o óleo que vai usar para fritar, isso evitará que o ovo grude na base e dará um toque de sabor ao preparo.
>>7 erros que você comete ao comer frutas que o impedem de obter os nutrientes
A quantidade de gordura
Para que um ovo frito fique perfeito, você deve regular a quantidade de óleo ou gordura que vai usar para cozinhá-lo. Um dos erros mais comuns é colocar muito óleo para que o ovo “nade” nele ou, ao contrário, coloque pouca gordura e ele acabe queimando. A recomendação é usar três colheres de sopa de óleo ou 30 gramas de manteiga para cada ovo a ser cozido.
Temperatura
O calor da panela em que vai ser cozido também é um fator importante que você deve levar em consideração, pois se o óleo ou a manteiga estiverem muito frios, o ovo terá que ficar mais tempo no fogo, causando a gordura furar muito. Pelo contrário, se a gordura estiver muito quente, o ovo pode queimar e deixar a gema completamente líquida.
>>Confira essa receita deliciosa e barata sem carne para a Quaresma
Uma boa forma de garantir a temperatura de cozimento é colocar uma gota de água no óleo, uma vez que este último tenha passado pelo menos um minuto no fogo, se começar a respingar ao entrar em contato com a água, é um bom ponto de cozimento. Se for usar manteiga, deixe derreter em fogo baixo e não deixe ferver ou queimar.
Como quebrar o ovo
Certamente você notou que o ovo é um produto delicado, pois se quebrar com muita força ou abri-lo abruptamente, a gema vai quebrar e se você fizer com muita delicadeza a casca se abrirá e consequentemente a gema também se partirá. ele pode ser danificado.
Quebre o ovo facilmente batendo-o contra a frigideira para quebrar a casca, ou use uma colher para esmagar o exterior para que possa ser aberto fácil e suavemente. Lembre-se de que você deve soltar o ovo suavemente sobre o óleo.
Dica: Você pode abrir o ovo e colocá-lo em um copo e depois despejá-lo no óleo.
>>O que acontece ao seu corpo se você comer tomate todos os dias?
Regular o fogo
Uma vez que o (s) ovo (s) que você vai cozinhar estiverem na frigideira, não use a chama do fogo muito alta, deixe o fogo médio ou baixo para que o ovo comece a cozinhar por igual. Se notar que a clara está bem cozida e a gema ainda está muito fresca, abaixe o fogo ao mínimo e adicione meia colher de sopa de água, cubra e deixe cozinhar no vapor.
Você não gosta de gema crua?
Se você adora ovos fritos, mas não gosta que a gema fique macia, não tem problema, já que você pode cozinhá-la completamente. Para isso, vire suavemente o (s) ovo (s) que está cozinhando, uma vez que a clara esteja completamente cozida. Vire delicadamente e deixe cozinhar para que a gema cozinhe completamente sem estourar e possa ficar intacta.