5 razões para cozinhar a vapor e como fazer da maneira correta

5 razões para cozinhar a vapor e como fazer da maneira correta
5 razões para cozinhar a vapor e como fazer da maneira correta – Foto: Getty Images

5 razões para cozinhar a vapor e como fazer da maneira correta.

Cozinhar os alimentos à vapor é uma técnica perfeita para quem tem pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre, quem quer emagrecer, ou simplesmente decidiu melhorar a sua alimentação e ser mais saudável.

Além de todos os benefícios em manter nutrientes nos alimentos, evitando que se percam na água do cozimento, também é muito prático e pode se cozinhar ao mesmo tempo, cereais como arroz ou quinoa, verduras, legumes, carne, peixe ou frango.

5 boas razões para cozinhar a vapor:

1. Ajudar a emagrecer, pois não é necessário utilizar azeite, manteiga ou óleo para cozinhar, reduzindo o número de calorias da refeição, além de aumentar a sensação de saciedade, devido à quantidade de fibras;

2. Regular o trânsito intestinal, pois o vapor mantém a qualidade das fibras dos alimentos, ajudando a tratar a prisão de ventre;

3. Diminuir o colesterol, porque não utiliza qualquer tipo de gordura na preparação dos alimentos, evitando o acúmulo de colesterol ruim no sangue e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares;

4. Controlar a pressão arterial, porque não é necessário utilizar sal e outros condimentos ricos em sódio, como molho inglês ou shoyu para dar sabor aos alimentos, uma vez que o vapor mantém todo o sabor do alimento;

5. Aumentar a qualidade de vida porque cria hábitos alimentares saudáveis, permitindo preparar de forma saudável qualquer alimento, como vegetais; carne; peixe; frango; ovos; e até, arroz; prevenindo doenças relacionadas com a má alimentação.

Portanto, cozinhar a vapor é uma ótima forma de incentivar a ingestão de legumes e frutas, por adultos e crianças, podendo ser feito até mesmo numa panela normal.

Como cozinhar à vapor da maneira correta

Com cesto especial para panela comum: colocar uma grelha no fundo de uma panela com cerca de 2 cm de água, evitando que os alimentos estejam em contato direto com a água. Depois, deve-se tampar a panela e levar ao fogo, durante o tempo necessário para cada tipo de alimento, como indica a tabela.

Panelas para cozinhar à vapor: existem panelas especiais para cozinhar a vapor que permitem colocar uma camada em cima da outra para cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.

Panela elétrica ao vapor: basta adicionar os alimentos no recipiente próprio, respeitar seu modo de uso e ligar a panela à corrente elétrica.

No micro-ondas: usar um recipiente próprio que possa ser levado ao micro-ondas e cobrir com uma película aderente, fazendo pequenos furinhos para que o vapor possa sair.

Com cesto de bambu: colocar o cesto dentro do wok, adicionar os alimentos ao cesto; colocar cerca de 2 cm de água no wok, o suficiente para tampar o fundo da panela.

Os alimentos devem estar devidamente cozidos quando estiverem macios. Dessa forma é possível cozinhar diversos alimentos ao mesmo tempo, aproveitando ao máximo suas propriedades.

Fonte: Tua Saúde

 

Veja mais