5 passos para ter um cabelo saudável, bonito e radiante no inverno

5 passos para ter um cabelo saudável, bonito e radiante no inverno
5 passos para ter um cabelo saudável, bonito e radiante no inverno – Foto: ISTOCK

5 passos para ter um cabelo saudável, bonito e radiante no inverno.

Um cabelo saudável, bonito e radiante é o resultado de uma combinação de fatores e produtos essenciais que nos dão um acabamento brilhante. Dentro disso, é importante aplicar uma ordem correta se quisermos aproveitar ao máximo esses elementos que favorecem a aparência dos nossos cabelos.

>>Cabelos lisos e macios: descubra todos os benefícios do shampoo de queratina

Ao contrário da limpeza facial – onde você escolhe ir dos produtos mais leves aos mais densos – nos cuidados com os cabelos, é sugerido fazer o contrário, conforme explicado pelos estilistas especializados Yianni Tsapatori e Hiral Bhatya para a Vogue.es. A seguir, informaremos qual a ordem de aplicação mais adequada dos principais produtos para os cabelos, desde shampoo, creme modelador, gel e sprays.

Etapa 1: Escolha um shampoo para o seu tipo de cabelo

O mais fundamental para o cuidado do cabelo é escolher um shampoo de acordo com o nosso tipo de cabelo e que tenha uma fórmula adequada. Seja para cabelos secos, oleosos, danificados, tingidos, etc., é importante verificar os rótulos e informações adicionais antes de adquirir o produto.

>>Hidratação para cabelos oleosos: 5 dicas para fazer da maneira certa

Nesse sentido, Hiral Bhatya recomendou o seguinte: “Escolha o shampoo de acordo com o tipo de couro cabeludo que você tem”. E ele continuou: “Uma pequena quantia do tamanho de uma moeda é suficiente para você. Evite ingredientes agressivos, como parabenos, sulfatos, produtos químicos, pois os ingredientes naturais protegerão a saúde do seu cabelo mais do que qualquer outra coisa. Se você tem um couro cabeludo oleoso, um shampoo purificador é o melhor para você. Se, por outro lado, estiver seco, aposte em produtos que são nutritivos, hidratantes e amaciantes. O tratamento de xampus, como a caspa, deve ser usado apenas uma vez por semana. Alterne com um shampoo hidratante para otimizar os resultados.”

Etapa 2: use uma máscara nutritiva

O mais comum é ir sempre do shampoo ao condicionador; Porém, podemos dar um passo além e apostar em uma dose extra de hidratação e nutrição, principalmente se for um cabelo danificado por tintura ou tratamento capilar. Sobre isso, Yianni Tsapatori disse que “máscaras de condicionamento intenso são um remédio rápido, seja para mimar um pouco mais o cabelo, dar uma boa revisão após a coloração, reidratar a fibra capilar, reparar danos de ferramentas de calor, reparar pontas duplas ou apimentar o cabelo. Aplique a máscara antes do condicionador, não depois. O shampoo abre os folículos capilares, então se aplicarmos a máscara logo após a lavagem, os ingredientes condicionadores vão penetrar melhor. Deixe descansar por 3 a 20 minutos e enxágue. Use-o apenas uma vez por semana.”

>>Shampoo de cebola: um aliado na prevenção da queda de cabelo

Etapa 3: aplique o condicionador do meio às pontas

Nesse caso, o tipo de cabelo que se tem, seja seco ou oleoso, tem muita influência para aplicar a quantidade correta sempre do meio para as pontas. “Escolha o condicionador de acordo com a textura do cabelo. Se você tem cabelos secos e finos, eu recomendaria um condicionador à base de gel que hidrata sem adicionar muito peso. Os cremes condicionadores funcionam bem para cabelos secos e grossos. Se você tiver o cabelo danificado, procure no rótulo que diz reparar ou anti-frizz. Termos como volume, luz ou equilíbrio são bons para cabelos oleosos”, Bhatia recomendado para Vogue.es.

Etapa 4: adicione brilho com um óleo de fórmula leve

Nessa etapa, para reforçar a hidratação, vamos usar uma fórmula leve que pode ser encontrada em creme, loção, spray ou óleo, como os fornecidos pelos tratamentos leave-in. Antes de começar com o penteado, esta etapa é fundamental.

“O condicionador sem enxágue é um passo fundamental antes de estilizar”, disse Tsapatori. Escolha com base no seu tipo de cabelo. Use um óleo, seguido de um soro, se você tiver cabelos secos ou danificados. Se o seu cabelo for oleoso, evite sobrecarregá-lo com muito produto. Com algumas gotas de óleo de argan é o suficiente para alisar e dar brilho aos cabelos, é o que eu uso. Comece aplicando pela nuca e para cima”, finalizou Bhatia.

>>Veja como fazer queratina natural para alisar o cabelo

Etapa 5: use produtos que complementem seu visual

Nesta última etapa, tudo dependerá do acabamento que você deseja dar ao seu cabelo dependendo da ocasião. Se você for usar uma ferramenta de aquecimento, é melhor usar um protetor em spray para proteger a saúde do seu cabelo. Já se o que procura é obter volume pode optar por um pouco de espuma, spray para cabelo ou um spray de textura que lhe dê um acabamento bagunçado.

PODE LHE INTERESSAR