5 maneiras de usar bicarbonato de sódio que você provavelmente não conhecia

5 maneiras de usar bicarbonato de sódio que você provavelmente não conhecia
5 maneiras de usar bicarbonato de sódio que você provavelmente não conhecia. © Pixabay

5 maneiras de usar bicarbonato de sódio que você provavelmente não conhecia

O bicarbonato de sódio é um composto que pode ser obtido regularmente no supermercado ou na farmácia, e é muito útil para muitas coisas, inclusive para fins de saúde, limpeza e claro, para a cozinha. Embora esse mineral ocorra naturalmente na natureza, ele também pode ser produzido artificialmente. Se você quer saber como usá-lo na cozinha, aqui compartilhamos 5 usos que talvez você não conheça .

5 usos de bicarbonato de sódio para cozinhar

>>Prepare morangos com creme em apenas 10 minutos

1. Como um substituto para o fermento em pó

Nas receitas de pães é muito utilizado o fermento em pó, mas nem sempre tem à mão. Use o bicarbonato de sódio como substituto , pois ao ser misturado a outras substâncias libera dióxido de carbono, causando o mesmo efeito desse ingrediente.

Para saber as quantidades a usar como exemplo, podemos dizer que 1/4 colher de chá de bicarbonato é usado para 125 gramas de iogurte natural, ou a mesma quantidade de bicarbonato para 100 mililitros de leite.

>>Torta de limão: preparo fácil, rápido e sem forno

2. Para remover a baba do nopal (cacto ou planta suculenta muito utilizada no México)

Quando você cozinha nopal , ele tende a soltar uma gosma, semelhante a do quiabo, porém mais espeça. As vezes é difícil removê-los completamente, mas basta adicionar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio na panela onde você está cozinhando para que esses vegetais liberem sua gosma de maneira efetiva.

3. Para amaciar o feijão

>>Descubra as propriedades do aloe vera branco e aproveite ao máximo

Cozinhar feijão pode ser um pesadelo, porque leva muito tempo para cozinhar, principalmente quando não temos panela de pressão. No entanto, o bicarbonato de sódio ajuda a amolecê-los e muitos também o usam para reduzir a flatulência causada por eles.

Adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato na água restante do feijão, deixe por pelo menos meia hora e se puder por uma noite, descarte essa água e coloque o feijão em água limpa, você verá que eles cozinham mais rápido e não têm efeito tão pesado no intestino.

4. Cozinhar e apresentar vegetais

>>Higiene íntima: Se você lavar sua área genital desta forma, nunca terá problemas

Para reduzir o cozimento de vegetais você pode adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio à água de cozimento, isso ajudará a eliminar os sabores amargos de repolho, nabo ou reduzir seu mau cheiro durante o cozimento, além da nossa digestão desses vegetais será mais fácil. Ao adicionar essa mesma quantidade, você também ajuda a manter a cor dos vegetais durante o cozimento.

5. Reduz a acidez

O bicarbonato não é usado apenas para a azia, você também pode adicionar 1/2 colher de chá a um molho de frutas ácidas, como o tomate verde , isso ajudará a equilibrar o sabor . Também é frequentemente usado em misturas de frutas ácidas e até mesmo em limonada para reduzir o efeito ácido. Em uma jarra de limonada 1 litro são adicionados cerca de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, que ajuda a diminuir essa sensação e dá um efeito de água mineral .

PODE LHE INTERESSAR