5 maneiras de usar bicarbonato de sódio na cozinha que você deve conhecer

5 maneiras de usar bicarbonato de sódio na cozinha que você deve conhecer
5 maneiras de usar bicarbonato de sódio na cozinha que você deve conhecer. Foto: Shutterstock

5 maneiras de usar bicarbonato de sódio na cozinha que você deve conhecer

Com certeza acontece com você também. Você tem uma caixinha de bicarbonato de sódio guardada em seu armário que quase não usa e que está lá há muito tempo. No N1 nós gostamos de aproveitar tudo o que temos em casa na hora de cozinhar, evitando assim o desperdício.

Confira essas dicas para outros usos do bicarbonato de sódio e descubra como ele pode tornar sua vida mais fácil na hora de cozinhar.

>>Hambúrgueres para perder peso! Experimente este delicioso jantar vegetariano

1. Elixir saudável

Beber um copo d’água com bicarbonato e suco de limão pela manhã com o estômago vazio, pode atuar como um remédio natural benéfico para a saúde, pois, além de ajudar a estabilizar os níveis de pH, reduz os sintomas do trato urinário inferior, uma condição que pode causar incontinência, sensação de esvaziamento incompleto, gotejamento, dificuldade para ir ao banheiro e aumento da frequência de micção.

2. Ao assar, use-o como um substituto!

>>Quão saudável é o óleo de coco? Veja o que dizem os especialistas

O fermento em pó é muito usado em receitas de pão, mas nem sempre o temos à mão. Use o bicarbonato de sódio como substituto, pois ao ser misturado a outras substâncias libera dióxido de carbono, causando o mesmo efeito desse ingrediente.

Para saber as quantidades a usar como exemplo, podemos dizer que 1/4 colher de chá de bicarbonato é usado para 125 gramas de iogurte natural, ou a mesma quantidade de bicarbonato para 100 mililitros de leite.

3. Melhore seus molhos

De acordo com descobertas no campo da química, o bicarbonato de sódio é útil para reduzir a acidez do molho de tomate. Para isso, basta adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio ao molho antes de terminar de cozinhar.

>>Confira 5 hábitos de beleza que você deve seguir antes dos quarenta anos

4. Para amaciar feijão ou carne

A carne, às vezes, costuma ser um pouco dura, assim como cozinhar o feijão pode demorar, principalmente se você não tiver panela de pressão. O bicarbonato de sódio pode ajudar a amaciar os dois ingredientes.

Por outro lado, você pode adicionar ½ colher de chá de bicarbonato a 1 litro de água no início do cozimento da carne, ou adicionar 1/2 colher de chá na água parada do feijão e deixar por meia hora a uma noite. Isso terá efeitos imediatos na textura de ambos e reduzirá a flatulência causada pelos grãos.

>>Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?

5. Remova o limo do nopal (cacto comestível)

Quando você cozinha os nopales (um tipo de cacto muito consumido na culinária mexicana),  às vezes é difícil remover seu limo completamente, mas basta adicionar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio na panela onde você está cozinhando para que esses vegetais liberem seu lodo de maneira mais simples.

PODE LHE INTERESSAR