5 hábitos alimentares para mudar se você quiser perder peso

5 hábitos alimentares para mudar se você quiser perder peso
5 hábitos alimentares para mudar se você quiser perder peso© Shutterstock

5 hábitos alimentares para mudar se você quiser perder peso

Alguns hábitos alimentares arraigados podem estar sabotando seus esforços para perder peso mais do que você pensa.

Não dormir o suficiente

Ficar acordado até tarde da noite ou acordar muito cedo para fazer exercícios e dormir pouco afeta sua capacidade de perder peso.

Dormir menos de 5 a 6 horas por noite está associado a uma maior incidência de obesidade. O sono insuficiente ou de má qualidade desacelera o metabolismo e, com isso, o corpo pode armazenar energia não utilizada na forma de gordura.

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Além disso, você pode consumir mais calorias  Estudos descobriram que pessoas com sono curto reduzem a leptina e aumentam a grelina, o que aumenta o apetite e leva ao próximo mau hábito.

Comer tarde da noite

Se você comer tarde da noite, seu corpo não queima essas calorias extras com a mesma eficiência que durante o dia.

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Você se concentra mais em exercícios do que em comida

Muitas pessoas acreditam que podem comer “o que quer que seja” e o quanto quiserem apenas porque se exercitam muito. Embora seja verdade que uma pessoa com mais atividade física requeira uma ingestão calórica maior do que uma pessoa sedentária, não se trata de comer o que quer que seja, porque pode afetar sua saúde, além de adicionar calorias vazias. A outra razão é que, se você consumir muito mais calorias do que gasta, dificilmente perderá peso.

Uma pessoa de 85 quilos que corre uma milha de 10 minutos precisa correr meia hora para queimar 444 calorias, de acordo com o Journal of Harvard Medical School.

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Uso de açúcar no café

Quantas xícaras de café você bebe por dia? O café é muito saudável (não deve exceder 4-5 xícaras), tem benefícios para a saúde e pode até ajudar você a perder peso.

A cafeína aumenta sua taxa metabólica de repouso em até 11%, o que significa que você queima gordura mais rápido.

O que pode prejudicá-lo é adicionar creme, açúcar e adoçantes ao café. Você aumenta o conteúdo calórico e afeta seu valor nutricional.

Uma xícara de café puro tem menos de 5 calorias e não contém gordura, de acordo com a Mayo Clinic.

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Calorias extras para o seu café:

  • Açúcar: 16 calorias por 1 colher de chá (4 gramas)
  • Chantilly pesado: 101 calorias por 2 colheres de sopa
  • Leite sem gordura : 10 calorias por 2 colheres de sopa

Você bebe mais de um copo de álcool

O álcool é rico em calorias. Algumas bebidas mistas podem conter o mesmo número de calorias que uma refeição, mas sem os nutrientes.

Vinho e outros tipos de álcool podem ter benefícios. Porém, você deve limitar o seu consumo, não só pelas calorias, mas também porque em excesso podem causar danos à saúde.

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A American Heart Association observa que, independentemente dos polifenóis, o álcool, seja vinho, cerveja ou destilados, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes.

Consumo moderado, de acordo com as diretrizes federais, não mais que uma ou duas bebidas alcoólicas por dia para homens e uma bebida por dia para mulheres. As referências são:

  • 5 doses de vinho (12% de álcool).
  • 12 doses de cerveja normal (5% de álcool)
  • 1,5 doses de álcool destilado à prova de 80 (álcool a 40%).

Fatores que juntos ajudam no sucesso da perda de peso são uma alimentação balanceada, atividade física e adoção de bons hábitos.

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