5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal

5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal
5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal. Foto: Gastrolab

5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal

Falta praticamente uma semana para o Natal e embora sejam tempos complexos, a maioria de nós está pensando no que faremos para o jantar nesta data, mesmo que não possamos nos reunir em grande estilo como nos anos anteriores. No entanto, esta situação também nos colocou em um tempo de crise econômica e não é possível gastar como antes.

Por isso, compartilhamos com vocês essas cinco dicas para preparar um cardápio barato na ceia de Natal , a fim de lhe dar ideias que podem ajudá-lo a aliviar a carga de fazer um jantar que pode acabar sendo muito caro e que nesta época se tornaria em um problema, ao invés de ser um momento de compartilhar e valorizar a possibilidade de estar com a família.

5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal

1. Encontre o menu que melhor se adapta a você

Se o seu orçamento for moderado, ajuste o jantar a essa necessidade . Não porque seja Natal ou data de encerramento do ano você tenha que dar 100 por cento do esforço, porque depois dessas datas seu bolso pode se arrepender . Procure opções que sejam mais baratas e siga-as.

São inúmeras as opções que podem te ajudar a ter uma festa inesquecível sem ter que gastar muito , deixar uma despesa maior para outra hora, lembre-se que nem sempre são tempos econômicos ruins. Por exemplo, pode escolher os pratos mais baratos que substituem os tradicionais. Se você quiser peru, escolha um frango recheado, e assim por diante.

>>Patê de salmão: a receita perfeita para acompanhar os aperitivos de Natal

2. Prevenção não é arrependimento

Parece disco arranhado, mas o melhor nesse tipo de situação é não deixar tudo que você precisa comprar para o final. Fazer uma lista e antecipar o que você precisa comprar lhe dará a oportunidade de comparar e adquirir gradualmente o que você precisa para preparar o jantar. Você pode até ir ao mercado, onde a comida é mais fresca, e rever com atenção a faixa de preço . Lembre-se do ditado que diz: “melhor prevenir do que remediar” .

>>Bombas de chocolate natalino; tendência que está causando sensação nas redes

3. Modere as porções

Este ano não será igual aos outros e uma das principais características é que devemos prevenir as infecções e ficar em casa, o que significa encontros com poucas pessoas , de preferência as mais próximas, que não sejam mais de seis pessoas e ficar com todas medidas de prevenção indicadas pelas autoridades.

Nesse sentido, para o jantar você deve lembrar também que será cozido para menos pessoas , o que significa até uma fratura no bolso, pois você não terá que comprar alimentos em grande quantidade, pelo contrário, moderar as porções, como poderia termine com bastante comida durante toda a semana.

>>8 alimentos para ajudar a cuidar da saúde de seus pulmões

4. Consumir local

Consumir alimentos locais não só ajudará a sua economia. Ao comprar nas lojas mais próximas poderá ficar surpreendido com a qualidade dos produtos que oferecem, muitas vezes a um custo inferior. Além disso, retribuir à economia do entorno é benéfico de várias maneiras, pois evita a propagação de doenças , ajuda a fortalecer a infraestrutura local e reduz a crise econômica , além de promover uma produção mais sustentável e ajudar a reduzir o impacto ambiental.

>>Filé de bacalhau com batata; Jantar em 15 minutos e com poucas calorias

5. Seja criativo

Você não precisa gastar muito para fazer um bom cardápio para a ceia de Natal . Procure na sua despensa os elementos que podem ser os complementos que lhe darão uma ideia do que pode preparar, não só para o prato principal, mas para sobremesa ou bebidas. Por exemplo, se você tem passas ou nozes, pode usá-los na salada de maçã. Procure frutas e verduras da estação , sempre são mais baratas .

Você também pode ter uma garrafa meio usada lá , você pode usar para fazer um coquetel ou simplesmente para o brinde. Você pode também experimentar , por exemplo, se você tem goiabas ou laranjas em excesso, você pode fazer um uma água de frutas , nem tudo tem de ser álcool. Acima de tudo, lembre-se que jantar é para se divertir, compartilhar e desfrutar .

PODE LHE INTERESSAR