5 chás que o ajudarão a combater os desconfortos causados ​​pela gastrite

5 chás que o ajudarão a combater os desconfortos causados ​​pela gastrite
5 chás que o ajudarão a combater os desconfortos causados ​​pela gastrite. © iStock

5 chás que o ajudarão a combater os desconfortos causados ​​pela gastrite

A gastrite é um termo utilizado para descrever a inflamação do revestimento do estômago e pode ser produzida por diversos fatores, um dos principais é uma infecção bacteriana que causa úlceras estomacais, mas também pode resultar do uso constante de analgésicos, pelo consumo excessivo muitos irritantes ou álcool, pois aumenta a acidez do suco gástrico.

Alguns dos sintomas da gastrite são dor na boca do estômago , sensação de refluxo ou retorno da comida do estômago para o esôfago, azia ou inchaço. Ao sofrer deste problema, é regularmente aconselhado reduzir a quantidade de stress e fazer uma dieta leve, sem irritantes ou gorduras, pois estes fatores agravam o problema.

>>Você fica sentado por muitas horas? Esses sucos podem melhorar sua circulação

Existem alguns remédios naturais com os quais você pode ajudar a reduzir ou combater alguns sintomas e desconfortos causados ​​pela gastrite , como estes cinco chás que o ajudarão a se sentir melhor.

1. Chá de camomila

A camomila é uma das ervas mais utilizadas como remédio natural para aliviar problemas estomacais. Esta planta melhora a digestão e alivia os sintomas associados à indigestão, inflamação e azia, além de reduzir o estresse ou ataques de ansiedade que podem piorar a gastrite. Tome o chá de camomila com uma colher de sopa das flores em uma xícara de água fervente, deixe em infusão por alguns minutos e beba até 3 xícaras por dia até que os sintomas melhorem.

>>Os 10 alimentos mais rios em ferro e como aproveitá-los

2. Chá Congorosa

O chá de congorose é pouco conhecido, mas muito eficaz graças ao seu teor de taninos, como a epigalocatequina, além de seus polissacarídeos, como o arabinogalactano, que ajudam a reduzir a acidez e protegem o revestimento do estômago. Requer apenas uma colher de chá de folhas secas de congorsa, cientificamente conhecidas como Maytenus ilicifolia , em um copo de água fervente, deixe descansar e tomar meia hora antes de cada refeição, de preferência com o estômago vazio até melhor.

3. Chá verde

O chá verde é ótimo para combater uma variedade de problemas devido aos seus poderosos antioxidantes, mas também tem sido relacionado a amenizar o desconforto causado pela bactéria Helicobacter pylori , que causa dor e  queimação no abdômen, náuseas, arrotos frequentes, inflamação e dor abdominal aguda. Tome um chá verde preparado como de costume e adicione uma colher de sopa de mel de manuka, que devido às suas propriedades antibacterianas vai melhorar os problemas de infecção.

>>Para uma vida longa, você deve comer 5 frutas e vegetais por dia, revela estudo

4. Chá de pimenta rosa

A pimenta rosa é muito usada para temperar, embora também possa ser usada em infusão para melhorar os sintomas da gastrite, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antiácidas, de limpeza e analgésicas naturais, que ajudam a combater úlceras, Helicobacter pylori ou desconforto causado por esta doença. Basta misturar 100 gramas de casca em pó ou folhas de pimenta rosa em um litro de água fervente, deixar agir por mais 10 minutos, coar e beber como água para usar o dia todo até que os sintomas melhorem.

5. Chá de gengibre

O rizoma de gengibre apresenta vários benefícios e, no caso da gastrite, é um excelente aliado, pois possui propriedades que auxiliam no combate à acidez, inflamação abdominal e flatulência. Basta deixar um pedaço de gengibre fresco, com cerca de dois centímetros, ou meia colher de chá de gengibre em pó em um copo de água fervente, deixar por 10 minutos e depois coar. É aconselhável tomar três vezes ao dia até que o desconforto melhore.

PODE LHE INTERESSAR