4 usos que você pode dar à borra de café para não jogar fora

4 usos que você pode dar à borra de café para não jogar fora
4 usos que você pode dar à borra de café para não jogar fora. © Freepik

4 usos que você pode dar à borra de café para não jogar fora

Atualmente, uma das maiores ações que podem ser tomadas para alcançar o Fome Zero é acabar com o desperdício de qualquer natureza. Por isso, hoje queremos ensinar-lhe uma das principais formas de reaproveitar os restos da sua bebida preferida e ao mesmo tempo tirar partido das suas inúmeras propriedades.

Como reaproveitar a borra de café?

>>Vá com calma: dicas para beber álcool e não se embriagar

É conhecido como “apagamento do café” aos resquícios que permanecem no filtro ou manga da cafeteira cada vez que você prepara sua bebida diária. Embora muitos tendam a jogá-los fora, estudos recentes mostraram que essas sobras são ricas em antioxidantes e nutrientes, portanto, podem ser usadas para outras coisas, como:

Fertilizante

O café é um produto extremamente rico em minerais que podem ajudar as suas flores e plantas a crescerem da melhor forma. Você pode usar como composto e colocar dentro de seus vasos junto com o solo ajudando a fertilizá-los.

>>Arte Mukimono: como decorar suas frutas como um profissional; veja essas dicas

Limpar a cozinha

O café é ligeiramente abrasivo e ácido, o que o torna ideal para a limpeza de superfícies como cozinhas, churrasqueiras, pias ou pias, entre outras. Use os resíduos isoladamente ou misture com um pouco de sabão para lavar louças e limpeza.

Cuida do cabelo

A aplicação do café nos cabelos ajuda a dar brilho, além de prevenir a caspa e controlar a oleosidade do couro cabeludo. Pode ser aplicado diretamente ou incorporado ao shampoo e depois enxaguado.

>>O que é glúten? Nós contamos os mitos e verdades que o cercam

Dê suavidade à sua pele

Por ser rico em antioxidantes, o café é ideal para criar sua própria esfoliação facial ou corporal a partir de seus resíduos.

PODE LHE INTERESSAR