3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea

3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea
3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea. © Pixabay

3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea

O sistema circulatório ou cardiovascular é essencial para o bom funcionamento do organismo, é responsável por bombear, transportar e distribuir o sangue por todo o corpo. É composto pelo coração e vasos sanguíneos : artérias, veias e capilares. Entre suas grandes funções está o transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios para as células, ao mesmo tempo que é fundamental na eliminação de resíduos como é o caso do dióxido de carbono.

A verdade é que problemas de circulação, também chamados de doenças vasculares, são condições que podem ser comuns e leves, podendo levar a complicações graves. Os principais são: aneurismas, arteriosclerose, coágulos sanguíneos, doenças das artérias coronárias, acidentes vasculares cerebrais, veias varicosas, vasculites e hemorróidas.

+Quais alimentos contêm acrilamida e quais são seus riscos

As causas dos distúrbios circulatórios são diversas e dependerão da doença específica sofrida ; no entanto, eles tendem a estar ligados à genética, doenças cardíacas, como colesterol alto e pressão arterial, infecções, lesões e hormônios. Ao mesmo tempo, existem grupos de risco, entre os quais estão pessoas com histórico de doenças cardíacas, idosos, diabéticos, hipertensos, sedentários e obesos, e algumas condições como gravidez ou tabagismo.

Os sintomas vão depender da própria condição, porém podem começar com mudanças drásticas na temperatura corporal (especialmente nas extremidades), fadiga, veias varicosas, vasinhos, inchaço nos pés, mudança na cor da pele, frio constante, dormência, formigamento e cãibras. Também podem ocorrer falta de pulso, taquicardia, tontura e dores de cabeça.

+Por que tomar banho à noite é melhor para sua beleza?

A boa notícia é que fazer mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar são aspectos essenciais na prevenção do desenvolvimento de doenças vasculares. Embora não existam remédios que substituam o tratamento médico, quando se trata de pequenos problemas e em seu estágio inicial ou como uma boa medida preventiva, existem remédios naturais com grande potencial terapêutico.

3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea

1. Infusão de cúrcuma

Não nos cansaremos de falar sobre o açafrão e suas maravilhas curativas, não é à toa que é uma parte fundamental das tendências mais importantes de saúde e nutrição da atualidade. Há um estudo publicado no Journal of Cellular Physiology que prova os benefícios da curcumina (o composto ativo da raiz da cúrcuma) para melhorar e proteger a saúde cardiovascular. É por isso que está relacionado ao consumo de cúrcuma com grandes benefícios para reduzir a agregação de plaquetas, graças a isso melhora a circulação sanguínea.

+Emagreça com saúde: prepare estes smoothie que ajuda a perder peso

Você vai precisar:

  • 1 xícara / 250 ml de água ou leite de amêndoa
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • Um pequeno pedaço de açafrão

Passo a passo:

Primeiramente ferva a água ou o leite, conforme sua preferência. Na primeira fervura, adicione o açafrão em pó e os pedaços de açafrão. Ferva por 1 minuto em fogo baixo.

Então, desligue o fogo, cubra o líquido e descanse.

Coe, se desejar, adoça com mel cru e aprecie o jejum.

+Hidrate seus cotovelos e joelhos ressecados com óleo de coco

2. Infusão de pimenta caiena e mel

A pimenta caiena é um ingrediente de grande poder medicinal, destaca-se pelo alto teor de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, potássio, rivoflavina, vitaminas B6, C e piperina. É uma especiaria altamente recomendada pela Fundação Espanhola de Nutrição para estimular o coração e a circulação. Mas isso se deve à sua riqueza em antioxidantes e tem grande capacidade de expelir o excesso de lipídios, limpar o sangue e promover o fluxo sanguíneo.

Você vai precisar:

  • 1 xícara / 250 ml de água
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 2 colheres de sopa de mel cru

+Como os ovos podem ajudar a perder peso

Passo a passo:

Primeiramente ferva a água. Na primeira fervura, adicione a pimenta caiena.

Então desligue o fogo, cubra o líquido e deixe descansar por 5 minutos.

Dissolva o mel e consuma quente, de preferência com o estômago vazio.

3. Limonada de gengibre

O gengibre é ouro líquido para a saúde, está associado a extraordinários benefícios medicinais que se devem em grande parte ao seu excelente poder antioxidante e antiinflamatório. O consumo de gengibre está associado a todos os tipos de benefícios, principalmente os relacionados à saúde digestiva, beneficia o sistema imunológico, protege o organismo de doenças, promove a eliminação de toxinas e potencializa o emagrecimento. Também um dos seus génios se deve às suas grandes qualidades para a saúde cardiovascular graças aos seus benefícios anti-inflamatórios que afinam o sangue, de forma a combater a má circulação.

+Motivos que vão te fazer usar protetor solar nos lábios

Você vai precisar:

500 ml de água purificada

2 limões frescos

1 pedaço médio de gengibre fresco, ralado na hora

Passo a passo:

Primeiramente, ferva a água, quando atingir a primeira fervura acrescente o gengibre ralado na hora. Deixe-o liberar suas propriedades por 2 minutos e descanse.

Então adicione o suco dos dois limões e algumas fatias.

Consumir como água de mesa, de meio a um litro por dia. Além de melhorar a circulação, promove a eliminação de fluidos retidos e purifica o corpo.

PODE LHE INTERESSAR