3 dicas infalíveis para que os bolos sempre saiam perfeitos

3 dicas infalíveis para que os bolos sempre saiam perfeitos
3 dicas infalíveis para que os bolos sempre saiam perfeitos – Foto: Shutterstock

3 dicas infalíveis para que os bolos sempre saiam perfeitos.

Cozinhar bolos, tortas, muffins, biscoitos, panquecas e outros doces é um hobby para muitas pessoas. Além disso, alguns costumam aproveitar os fins de semana, feriados e férias para compartilhar as receitas e o preparo dessas sobremesas com a família, amigos e até os mais pequenos da casa.

>>Bolo de iogurte e chocolate: receita deliciosa e fácil para compartilhar

No entanto, é importante não cometer alguns erros, que geralmente são mais comuns do que você imagina, para que o resultado final seja o desejado. Para eles, nada melhor do que colocar em prática algumas dicas para que os bolos sempre saiam perfeitos.

Dicas para que os bolos sempre saiam perfeitos

Poucas coisas são tão frustrantes quanto passar horas preparando um bolo e depois ele não sai do jeito que você queria. Às vezes é porque dentro ou no centro está cru, outras porque queima. Também pode acontecer que grude no molde, derrame tudo dentro do forno, fique seco ou saia do caminho.

>>Receita fácil e gostosa de bolo prestígio no micro-ondas

Todos esses problemas podem acabar assim que você souber as dicas para que os bolos sempre saiam perfeitos. Você verá que, a partir de agora, os bolos, além de deliciosos, ficam perfeitos na primeira tentativa.

Leia bem a receita

Você pode pensar que isso é bobo. No entanto, é um dos erros mais comuns. Preste muita atenção a todos os ingredientes e quantidades que você precisa (pese tudo) e ao processo de produção. Não pule nenhuma etapa.

É aconselhável que, antes de começar a trabalhar, leia a receita algumas vezes. O primeiro para saber do que você vai precisar e o segundo para ter certeza de que tem todos os produtos.

>>Bolo Três Leites: a receita mais simples para fazer uma sobremesa deliciosa

Misture os ingredientes corretamente

Se você não misturar os ingredientes corretamente, provavelmente ficará com caroços. Estes, além de afetar a migalha do bolo, serão fundamentais para elevar ou abaixar o bolo durante o cozimento.

Como o bicarbonato de sódio e o fermento em pó tendem a endurecer quando umedecidos, convém peneirá-los junto com a farinha.

Além disso, você deve limpar as paredes da tigela onde está intercalando o tempo todo. Também raspa o fundo do recipiente, já que a manteiga costuma grudar, o que dificulta a incorporação correta.

>>Cobertura de creme de queijo com limão para decorar bolos e cupcakes

Asse com paz de espírito

Respeite os tempos de cozedura e não abra sempre o forno. Caso contrário, o bolo começará a afundar no centro devido ao fato de ainda estar cru.

Se você está fazendo o bolo em uma forma de 18 cm. por 24 cm., para se ter uma ideia, não é bom abrir o forno antes dos 30 minutos. Esse truque só se aplica a bolos que não têm frutas. Os bolos de frutas demoram mais para fazer devido à quantidade de líquido que contêm.

>>Bolo saudável para iniciantes: uma receita fácil e deliciosa

Para te ajudar, acende a luz do forno para ver como está o bolo, respeite sempre o tempo de cozedura indicado na receita, bem como o tempo de arrefecimento. Isso significa que você não deve desenformar enquanto ainda estiver quente ou morno. Se você desenformar antes do tempo, ele grudará no molde ou o bolo se quebrará.

PODE LHE INTERESSAR