25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa

25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa
25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa – Reprodução

25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa.

O empadão é aquele salgado de forno clássico que tem nas festas de aniversário e nos almoços do fim de semana. Se você nunca comeu, aproveite para aprender a fazer e experimentar.

Se já provou e gostou do tradicional recheado com frango, veja muitas outras receitas com sabores diferentes e faça em casa. Vai ser um sucesso.

Veja tambémQuatro receitas imperdíveis de empadão fit para incluir na dieta

Receitas de empadão de frango

As receitas de empadão de frango são as mais comuns. O que elas têm em comum são a massa podre e o frango desfiado, mas quanto aos temperos e demais ingredientes, ficam ao seu gosto. Confira essas sugestões.

1. Receita simples

empadão de frango simples
Crédito: Tudo Gostoso

Para começar, o tradicional. Inclusive, a receita ideal para usar aquele frango assado do almoço de sábado e fazer um delicioso prato de forno para o domingo. Essa receita da massa é feita com trigo, manteiga gelada, ovo, sal e leite. Fica uma massa mais pesada e meio seca, mas é assim mesmo que deve ficar.

Faça em casareceita básica

2. Frango e molho branco

empadão de frango e molho branco
Crédito: Cyber Cook

Se você gosta do recheio de frango, mas acha a massa meio seca, pode incluir um molho branco delicioso para harmonizar tudo. Esse molho é feito com leite, sal, trigo, margarina e caldo de frango.

Testereceita com molho branco

3. De legumes

Crédito: Guia da Cozinha

Geralmente, no recheio do empadão tem milho e ervilha, mas você pode adicionar outros vegetais que gostar para deixar o prato mais saboroso e colorido. Essa opção cebola, alho, cenoura, milho, salsão e tomate. Não esqueça do cheiro-verde.

Conheça a receitacom legumes

4. Aos 4 queijos

empadão de frango e queijos
Crédito: Guia da Cozinha

Para esse tipo de prato, os queijos são bem-vindos, pois combinam muito bem com o recheio e com a massa. Nessa versão os queijos escolhidos são muçarela, parmesão, provolone e requeijão cremoso. Fica simplesmente divino.

Aprenda a fazerreceita quatro queijos

5. Com alho-poró

empadão de frango e alho
Crédito: GShow

O alho-poró é um ingrediente que deixa um sabor especial e suave ao prato, combinando muito bem com o frango. Nessa versão o recheio também é feito com bacon, cebola, salsa, queijo, tomate e orégano.

Como fazercom alho-poró

De palmito

O palmito é um alimento que nem todo mundo gosta por parecer sem graça. Mas quando a conserva é feita no capricho e o palmito é de qualidade, bem macio que desmancha na boca, fica delicioso. Escolha um palmito de uma boa marca no supermercado ou na feira e faça uma dessas opções de empadão.

6. Com massa especial

empadão de palmito especial
Crédito: Tudo Gostoso

O grande diferencial dessa receita está na massa, feita com trigo, gordura vegetal, queijo ralado, sal e guaraná. Para o recheio, vai precisar de palmito em conserva, alho, cebola, azeitonas, tomate, leite, trigo, salsinha, caldo de frango, requeijão e parmesão ralado.

Para experimentarreceita com massa especial

7. Com brócolis

empadão de palmito e brócolis
Crédito: Receitas do Boi

Só de olhar para esse prato já dá vontade de experimentar e não precisa de muitos ingredientes para fazer. O recheio leva brócolis, palmito, cebola, leite, amido de milho, requeijão e caldo de legumes. A massa é a tradicional à base de trigo, leite, margarina, fermento e sal.

Sirvareceita com brócolis

8. Vegetariano com massa de grão-de-bico

empada de grão-de-bico
Crédito: Cooky

Essa é uma opção para vegetarianos e também é sem glúten, então todo mundo vai poder comer à vontade. Se for receber convidados e não tiver certeza sobre as necessidades especiais da alimentação deles, essa receita é uma ótima opção.

A massa é feita com farinha de arroz, grão-de-bico, manteiga ghee, sal, cúrcuma e água gelada. O recheio leva palmito, vagem, cenoura, azeitona, cebola, azeite, araruta e orégano.

Provereceita vegetariana

9. Com frango e calabresa

empadão de palmito e frango
Crédito: Receitas na Rede

As receitas com frango já foram sugeridas, mas ainda não terminaram, pois o frango combina com tudo. Nessa receita o recheio fica bem suculento e consistente, além de ter o sabor especial defumado da linguiça calabresa.

Experimentereceita de palmito, frango e calabresa

10. Com carne moída

empadão de palmito e carne
Crédito: Crônicas Culinárias

Carne moída com palmito também é mais uma combinação que dá certo e fica deliciosa. Esse empadão é diferente porque a parte de cima é uma farofa, mas os ingredientes são semelhantes à receita da massa podre. Essa massa leva manteiga, banha de porco, açúcar, sal, ovos e trigo.

Veja a receitapalmito com carne moída

De camarão

Para quem mora em regiões litorâneas, o camarão é um ingrediente mais barato e que faz parte do cardápio semanal. Mas para quem não mora, ele é considerado iguaria de luxo, então se estiver pensando em servir um almoço especial para convidados que apreciam frutos do mar, essas receitas são ótimas.

Veja tambémSete receitas irresistíveis de camarão ao alho e óleo para fazer em casa

11. Receita tradicional

receita de empadão de camarão tradicional
Crédito: Guia da Cozinha

O tradicional é o empadão feito com massa podre e com direito à decoração com tiras de massa entrelaçadas, como nessa receita da imagem. O recheio dessa opção é feito com camarões médios, manteiga, cebola, extrato de tomate, palmito, tomate, azeitona, sal, pimenta e requeijão cremoso.

Preparereceita tradicional de camarão

12. De camarão extra cremoso

Essa receita é praticamente um bobó de camarão dentro da massa podre, de tão cremoso que fica. No recheio vai camarão, azeite, alho, tomate, cebola, manteiga, trigo, sal, pimenta e salsinha, sem esquecer o que faz esse recheio ficar cremoso que é o creme de leite.

13. Com queijo brie

empadão de camarão com brie
Crédito: Dupla Gourmet

Quer outra sugestão com recheio muito cremoso? Então essa versão é deliciosa. O queijo brie derrete bastante e vira um molho branco de queijo sensacional. Mas a cremosidade não é só por causa desse queijo especial, pois a receita também leva requeijão, extrato de tomate, molho de pimenta e sal.

Cozinhereceita com queijo brie

14. Camarão, palmito e champignon

empadão de camarão e palmito
Crédito: Pâmela Brandão

A textura do palmito e do champignon ficam bem parecidas e os dois têm sabor bem suave que complementa o gostinho e a textura do camarão. Essa é mais uma opção bem cremosa que leva creme de leite. Também é feito com cebola, tomate, azeitona, salsinha, suco de limão e pimenta vermelha.

Para fazerreceita com palmito e champignon

15. Com massa folhada

25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa
25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa – Crédito: Monta Encanta

Senão estiver com vontade de preparar a massa podre tradicional, compre massa folhada pronta e faça o seu empadão do mesmo jeito, delicioso. Para o recheio, vai precisar de camarões, alho, cebola, requeijão cremoso, manteiga e os temperos que já costuma usar.

Aprenda a fazerreceita com massa folhada

De bacalhau

Para terminar, esse salgado também pode ser feito com recheio de bacalhau, um peixe muito saboroso e que combina com vários ingredientes, veja algumas sugestões de receitas.

Veja tambémPrincipais alimentos fontes de Vitamina D – funções e benefícios

21. Com molho branco

empadão de bacalhau com molho branco
Crédito: GShow

A massa dessa receita é muito simples, feita apenas com trigo e margarina culinária. O recheio tem todos os ingredientes que valorizam o sabor do peixe, como cebola, tomate, pimentão, azeitona, coentro, cebolinha, azeite, alho e sal. Depois tem o molho branco para acompanhar que é feito com cebola, sal, noz-moscada, creme de leite, requeijão, parmesão ralado e margarina.

Como fazerreceita com molho branco

22. Massa folhada e recheio de bacalhau com legumes

empadão de bacalhau e legumes
Crédito: Guia da Cozinha

Essa opção é mais prática quando não quiser preparar a massa, podendo comprar uma massa folhada pronta, que fica mais fina e leve do que a massa podre tradicional. Essa receita tem um recheio mais completo, incluindo brócolis, batatas, tomate, cebola, azeitonas e tudo mais. Leva requeijão para ficar bem cremoso.

Sirvareceita com massa folhada

23. Com recheio básico de bacalhau

receita de empadão de bacalhau básico
Crédito: Receita Toda Hora

Na falta de vários ingredientes sugeridos no recheio da versão anterior, você pode optar por fazer um empadão mais simples. Esse recheio é feito com o peixe, cebola, tomate, manteiga, azeitonas, cheiro-verde e sal, nada mais.

Para aprenderreceita tradicional

24. Bacalhau com palmito

empadão de bacalhau e palmito
Crédito: Guia da Cozinha

Se você comprar uma conserva grande palmitos, pode fazer um empadão de cada tipo incluindo esse ingrediente. Nessa receita o recheio leva o peixe, cebola, tomate, palmito, extrato de tomate, azeitona, cheiro-verde, sal e requeijão cremoso tipo Catupiry.

Teste em casareceita com palmito

25. Com bacon

25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa
25 receitas deliciosas de empadão para você fazer em casa – Crédito: Bacalhau da Noruega

Misturar carnes também funciona para fazer um delicioso recheio de empadão. Nesse caso a mistura é de bacalhau com bacon que são acompanhados por cebola, azeitona, alho, coentro, salsa, pimenta vermelha, palmito, caldo de peixe e requeijão cremoso.

Veja a receitabacalhau com bacon

Veja mais