13 cursos gratuitos de fotografia para você fazer sem sair de casa

13 cursos gratuitos de fotografia para você fazer sem sair de casa
13 cursos gratuitos de fotografia para você fazer sem sair de casa – Reprodução / 123RF

Treze (13) cursos gratuitos de fotografia para você fazer sem sair de casa. Se você é apaixonado por fotos, então deve aproveitar os cursos gratuitos de fotografia em 2020.

Na internet há uma série de apostilas, videoaulas e manuais que podem ser acessados sem qualquer tipo de custo. Com esses materiais, é possível tirar fotos incríveis, manipulá-las e, quem sabe, seguir carreira como fotógrafo.

Para tirar boas fotos, é necessário dominar alguns conhecimentos essenciais, como distância focal, técnicas de composição e uso adequado da luz.

Veja também: iPED oferece centenas de cursos gratuitos online e com certificado; faça em casa

A formação de um bom fotógrafo envolve os conhecimentos dos recursos da câmera e do tratamento das imagens.

Cursos gratuitos de fotografia que você precisa fazer

Separamos alguns cursos online gratuitos de fotografia que você pode fazer nas horas livres. Confira:

1 – Introdução à Fotografia Digital – Fundação Bradesco

Na escola virtual da Fundação Bradesco, você encontra vários cursos gratuitos online, inclusive sobre Introdução à Fotografia Digital. O conteúdo é perfeito para quem está iniciando nessa área e busca noções básicas. Para se tornar aluno, basta fazer o cadastro na plataforma.

O curso de 27 horas apresenta dicas e segredos para tirar fotos incríveis. Após a conclusão, você pode gerar certificado. É, sem dúvidas, um dos melhores cursos grátis online de fotografia em português.

2 – Introdução à Fotografia e Edição de Imagens – Escola do Trabalhador

Na plataforma Escola do Trabalhador, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, há dois cursos interessantes para a carreira de fotógrafoIntrodução à Fotografia e Edição e Tratamento de Imagens. Ambos tem duração de 40 horas e habilitam profissionais para trabalhar na área de produção cultural e design. Ao final de cada formação, os alunos podem solicitar certificado.

3 – Fotografia Digital – Universidade de Harvard

Por meio da plataforma Alison, a Universidade de Harvard oferece o curso de Fotografia Digital, que capacita alunos do mundo todo. Com duração de 10 a 12 horas, é uma boa alternativa para os iniciantes na arte da fotografia.

O curso de Harvard para fotógrafos aborda temas como a história da fotografia, os estilos fotográficos, configurações básicas de DSLR, gerenciamento de arquivos e manipulação de imagem. Todo conteúdo está disponível em inglês, portanto, você precisa dominar o idioma para entender as aulas.

4 – Noções básicas de fotografia – Universidade Estadual do Michigan

A Universidade Estadual do Michigan mantém na plataforma Coursera uma série de cursos que visam a formação do fotógrafo. O curso introdutório ensina como registrar imagens com câmeras profissionais e smartphones. As aulas sobre noções básicas de fotografia atendem as necessidades de quem está começando.

A instituição americana oferece dois outros títulos que podem te interessar: “Câmera, Exposição e Fotografia” e “Técnicas de Fotografia: luz, conteúdo e compartilhamento”. Ambos também estão hospedados no Coursera.

5 – Introdução à fotografia e Mídia Relacionada – MIT

Quem domina inglês também pode estudar na plataforma de cursos abertos do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O curso “Introdução à Fotografia e Mídia Relacionada” mostra como lidar com equipamentos analógicos e digitais. Temas como iluminação em estúdio e imagens digitais também são abordados nas aulas.

Veja também: SENAI oferece dezenas de cursos gratuitos online para fazer em casa

6 – Videoaulas sobre fotografia – Zona da fotografia

Zona da Fotografia é um dos melhores canais do Youtube para aprender sobre recursos fotográficos. Nele você encontra reviews de câmeras e pode conhecer a finalidade de cada parte da câmera (foco, diafragma, flash, lentes, entre outras).

7 – Curso de fotografia para iniciantes – Vlog do Zack

No Vlog do Zack, os fotógrafos iniciantes encontram informações detalhadas sobre as principais câmeras das marcas Canon e Nikon. Além disso, há uma série de vídeos que esclarecem as principais dúvidas sobre como tirar fotos perfeitas.

8 – Vídeos para fotógrafos iniciantes – Canal da Foto

Canal da Foto oferece um conteúdo gratuito e didático, que fala sobre fotografia de produto, Photoshop, entre outros assuntos. Os vídeos mostram como melhorar a qualidade das suas imagens e transformar o hobby em uma profissão.

9 – Curso básico de fotografia – Escola Pública de Fotografia

O canal Escola Pública de Fotografia é mantido pelo fotógrafo Sit Kong Sang, que há mais de 20 anos atua como professor no Senac. Os vídeos apresentam conhecimentos básicos, intermediários e avançados.

10 – Rodolfo Clix

Para quem já tem uma boa noção de fotografia, o site Rodolfo Clix é perfeito. Há vários manuais em PDF para utilizar os recursos de câmeras digitais Canon e Nikon.

11 -Como ganhar dinheiro com fotografia – Prime Cursos

Com uma carga horária de 25 horas, neste curso você aprende tudo sobre a profissão de fotógrafo e tem várias ideias para lucrar com os serviços. Fotografia de casamento e fotografia ao ar livre são apenas alguns temas abordados pela Prime Cursos nessa formação gratuita. Após concluir as aulas, tem como gerar certificado de conclusão do curso, mas para isso é preciso pagar uma taxa.

12 – Edição e tratamento de imagens – Tim Tec

Um bom fotógrafo precisa saber como usar os comandos da câmara digital, mas também precisa ter noções básicas de tratamento de imagens. Esse curso livre da Tim Tec, ideal para iniciantes, é composto por 11 aulas.

13- Fotodocumental e Fotojornalismo – MIT

Quem tem conhecimentos de inglês pode participar do curso de foto documental e fotojornalismo, oferecido pelo MIT OpenCourseWare desde 2016. A formação expõe o trabalho de grandes fotógrafos e ajuda os alunos a desenvolver habilidades através do ensino a distância.

O que achou de todos os cursos gratuitos de fotografia? Tem alguma outra sugestão? Deixe a sua dica nos comentários.

Fonte: Via Carreira

PODE LHE INTERESSAR