10 usos que você pode dar ao vinagre e aproveitar seus benefícios na cozinha

10 usos que você pode dar ao vinagre e aproveitar seus benefícios na cozinha
10 usos que você pode dar ao vinagre e aproveitar seus benefícios na cozinha. © Reprodução

10 usos que você pode dar ao vinagre e aproveitar seus benefícios na cozinha

O vinagre é um dos ingredientes essenciais na cozinha, com as suas muitas variedades e sabores sutis fizeram deste ácido uma das estrelas da culinária mundial, se pretende aproveitar ao máximo o seu sabor e benefícios deixamos 10 recomendações para que você use em sua cozinha.

Vinagretes

Esta utilização é a mais óbvia de todas, como o próprio nome indica, podemos fazer milhares de combinações com óleos de todos os tipos, especiarias, frutas e vegetais para criar o vinagrete ou molho perfeito, basta ter atenção às proporções para evitar que o sabor do vinagre acaba ofuscando o resto.

>>Truques para eliminar a gordura acumulada no fogão com facilidade

Vestir-se sozinho

Em muitas receitas o sabor do vinagre só chega para acompanhar a comida, não precisa de nenhum outro elemento, e pode usar o vinagre sozinho para dar sabor a saladas e outras preparações com as notas sutis de cada variedade deste ingrediente.

Molhos

Existem vários tipos de molhos e reduções que incluem vinagre em seus ingredientes, essas receitas nada ou pouco têm a ver com os vinagretes já que aqui o vinagre funciona como um elemento secundário e ajuda a despertar os sabores dos demais ingredientes, um exemplo é o molho de guajillo.

>>Crepes de presunto e queijo, prepare-os facilmente com esta receita

Picles

Você também pode usar vinagre para fazer picles de frutas e vegetais, esse processo é chamado de decapagem e faz com que seus produtos durem muito tempo, submergindo-os ou cozinhando-os em uma mistura de água e vinagre, o exemplo mais presente disso são as pimentas em vinagre .

Limpeza de tubos

Para além das suas utilizações nutricionais, o vinagre também pode ajudar na cozinha graças ao seu poder de limpeza , um respingo de vinagre nos cachimbos ajuda a limpá-los e a desentupi-los dos restos de comida que costumam ir ao lavar pratos.

>>Aplique esses truques para prolongar a duração do batom sem manchar a máscara

Desinfetante

O vinagre também pode funcionar como desinfetante de superfícies e alimentos, pode-se colocar um pouco de vinagre na água e mergulhar na mistura suas frutas e vegetais ou usá- lo para limpar sua cozinha, a acidez do vinagre o torna um companheiro perfeito de limpeza .

Conservador

O vinagre é um excelente conservante , como já mencionado pode utilizá-lo para conservar frutas e legumes , embora também se possa borrifar um pouco de líquido sobre a crosta do pão para durar mais no seu armário.

>>Aprenda a fazer Muffin de banana sem glúten e com baixo teor de açúcar

Desengordurante

Se você deseja remover facilmente a gordura de seus utensílios, panelas ou fogão , o vinagre é a solução perfeita, basta misturar com um pouco de bicarbonato de sódio até formar uma pasta e isso removerá até as manchas mais difíceis de sujeira e gordura.

Antimofo

O vinagre é outra forma de conservar o seu queijo e o pão, este ingrediente é perfeito para evitar que fungos cresçam no seu queijo, pode molhar um pano com um pouco de vinagre e embrulhar neste tecido os seus ingredientes desta forma ficarão em boas condições durante muito mais tempo.

>>Se você é um amante do vinho tinto, experimente estes 2 deliciosos refrescos

Repelente

Problemas com formigas na cozinha, esses insetos costumam ser bastante comuns em armários e fogões devido aos alimentos que armazenamos, se quiser se livrar deles facilmente basta colocar uma bola de algodão embebida em vinagre no fundo do local onde você viu formigas e eles não vão voltar novamente.

PODE LHE INTERESSAR