
10 regras de etiqueta à mesa que você pode nunca ter aplicado
Sentar à mesa e ter boas maneiras é talvez uma das ações que foram relaxadas ao longo do tempo . Não é a mesma coisa dividir a mesa com a Rainha Elizabeth II do que com sua sogra ou com sua própria casa, porque em todos os lugares as regras mudam. Não é de estranhar que quando você vai para outro lugar você percebe que existem diferentes códigos e comportamentos que talvez nem tenham passado pela sua cabeça por engano e que às vezes causam algum desconforto.
Esse tipo de protocolo consensual de como se comportar à mesa é denominado etiqueta, por se referir a um determinado código de elegância social , que indica certo tratamento cerimonial, formalidades e muita cortesia. Em outras palavras, “boas maneiras”. Esta prática também é conhecida como fino – jantar e ainda é ensinada em algumas escolas de prestígio e é homenageado sobretudo em muitos estabelecimentos de alta gastronomia na Europa e América.
>>10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças
Confira algumas regras de etiqueta a mesa que você talvez desconhecia:
Jantar requintado (etiqueta) na mesa
1- Não pegue sua carta da mesa NUNCA
Se for um jantar formal, o cardápio deve estar sempre tocando a mesa. Se você estiver olhando para o menu, certifique-se de que pelo menos a parte inferior dele ainda esteja tocando a mesa.
2-Beba apenas de um lado do copo
Selecione com cuidado o lado que você quer beber do copo , pois assim que você beber de uma parte do copo, terá que beber daquele lugar pelo resto da noite, manhã ou dia. Isso evita a formação de contornos de batom ou óleos naturais ao redor do vidro. Memorize também o local onde o recolheu, porque no final da noite terá que recolocá-lo ali mesmo.
>>4 sobremesas fáceis de preparar com manga e aproveitar a temporada
3- Não bata as taças
Não só é muito desaprovado, porque é um jantar muito formal e quanto menos barulho houver, melhor. O vidro pode ficar danificado, especialmente se for um vidro muito fino.
4- Não peça um garfo de ostra NUNCA
Sim nós sabemos. Aqueles de nós que têm vizinhança farta, temos problemas com pratos sofisticados, como ostras, então respire, observe e siga sua lógica: Se não há um garfo de ostras na mesa, provavelmente é porque a ostra tem já está solto e pronto para comer. Se por algum motivo a ostra ainda estiver presa à casca, você pode usar uma faca para soltá-la. Além disso, quando terminar a ostra, vire a concha sobre o prato para sinalizar ao garçom que terminou.
5-Mantenha a borda de seus pratos limpa
Para a atenção do pessoal de serviço, que deve limpar e agarrar a borda doprato, tente manter esta área o mais limpa possível.
>>Conheça os benefícios de incluir suco de tomate em sua dieta diária
6- Coloque os restos na parte superior esquerda do prato
Por exemplo, imagine que você tivesse uma casca de limão que não queria comer, que iria para a parte superior esquerda do seu prato, pois é a que se destina a restos, como ossos, espinhos, etc. O canto inferior direito é para molhos e manteiga.
7- A menos que você esteja comendo, mantenha o pão no prato o tempo todo
Isso significa que você deve passar manteiga no pão enquanto ainda está no prato, mas não precisa espalhar tudo de uma vez. Abra o pedaço que pretende comer, coloque manteiga nele e levante o pedaço para colocar na boca. Isso se aplica a bagels , muffins , cookies e outros produtos semelhantes a pão.
8- Dobre o guardanapo com uma dobra para você antes de colocá-lo no colo
Os guardanapos devem ser dobrados ao meio com o vinco voltado para você. Nós nunca limpamos as manchas, nós as escovamos. E então fechamos o guardanapo e todas as manchas ficam fechadas no interior do guardanapo.
>>Aprenda a marinar carne de frango com perfeição com estas dicas
9- Você quer ir ao banheiro? Nunca diga isso
Se for ao banheiro, peça desculpas, mas não diga por quê. Ninguém gosta de saber sobre isso e também pode ser mal visto.
10- Deixe uma mordida no seu prato
Com esta ação você vai mostrar que gostou da comida, mas que não estava com tanta fome que limpou o prato, o que pode ser interpretado como que ainda está com fome ou que não havia comida suficiente.