10 razões pelas quais você não deve beber café em excesso

10 razões pelas quais você não deve beber café em excesso
10 razões pelas quais você não deve beber café em excesso. © Freepik

10 razões pelas quais você não deve beber café em excesso

Sabemos que gosta de café , esta bebida que te dá energia e anima as suas manhãs é excelente em vários aspectos, pode proporcionar múltiplos benefícios se a consumirmos regularmente e é imprescindível para desfrutar logo no começo do dia, mas, alguma vez se perguntou o que pode acontecer se consumir café em excesso? Nós te contamos.

Ansiedade

Esta é uma das maneiras mais comuns em que o café pode afetar negativamente se você consumi-lo em excesso. A cafeína é responsável por sentir os sintomas clássicos de ansiedade se você consumir mais de duas xícaras de café por dia.

>>Comer ovo todo dia pode estar relacionado a danos à saúde; diz estudo

Irritabilidade

O café também pode te deixar irritadiço. Esse tipo de oscilação de humor é muito comum quando você consome muito café, desencadeando outras alterações em seu corpo como agressividade e falta de concentração.

Distúrbios de sono

É sabido que a cafeína pode ajudá-lo a ficar acordado, porém, em excesso esse efeito pode ser contraproducente, pois pode alterar seu ciclo de sono, impedindo-o de dormir quando seu corpo precisa de descanso.

>>Torrada francesa com presunto e queijo, preparo rápido para o café da manhã

Estresse

A cafeína também pode induzi- lo a um estado de estresse , isso se complementa com a ansiedade , a irritabilidade e uma sensação prolongada de estresse físico e emocional.

Fadiga

Embora possa parecer estranho, depois de consumir muito café , a cafeína em seu sistema fará o oposto do que no início, porque seu corpo ficará ativo por tanto tempo que você começará a se sentir cansado e fatigado.

>>Está com o colesterol alto? Esses alimentos podem ajudar a reduzi-lo

Dependência

A cafeína pode atuar como uma droga em seu sistema e após um consumo regular pode gerar dependência e vício a esta bebida, assim como você pode sentir sintomas de abstinência se deixar.

Problemas cardíacos

Estudos conduzidos na Itália mostraram que muito café pode contribuir para um aumento do risco de doenças cardiovasculares.

>>Tigela de mingau de aveia com maçã para um café da manhã saudável e delicioso

Alterações de humor

As oscilações de humor que podem ocorrer pelo excesso de cafeína em seu corpo são altamente variáveis ​​e uma das mais notáveis ​​é a adrenalina, que pode causar uma resposta desproporcional em seu corpo, você pode experimentar uma sensação de “lutar ou fugir”

Doenças

Outros estudos conduzidos mais recentemente pela University of South Australia encontraram várias conexões entre a ingestão regular de café e o desenvolvimento de doenças como a osteoartrite.

>>Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis

Obesidade

A obesidade é uma das doenças que tem sido associada ao consumo excessivo de café , mesmo em pequenas quantidades pode promover a queima de gordura, verificou-se que o excesso de quantidade aumenta o risco de desenvolver esta doença.

PODE LHE INTERESSAR