10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde

10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde
10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde. © iStock

10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde

Além de trazerem beleza para a sua casa, essas plantas possuem inúmeras propriedades que o ajudarão no combate a diversos males. A seguir, vamos dizer o que são:

Samambaia

© iStock

Esta samambaia é muito útil para tratar algumas das doenças mais comuns. Você pode usá-lo para fazer infusões para obter um diurético natural, aliviar o desconforto menstrual e reduzir a pressão arterial. Além disso, é um poderoso expectorante.

Lavanda

© iStock

A lavanda tem propriedades relaxantes. É usado para aliviar a tensão e enxaquecas, bem como para tratar sintomas de ansiedade ou depressão. Você também pode fazer infusões com ele.

+5 efeitos negativos de consumir canela em excesso

Planta aranha

© iStock

Também conhecido como “fita” ou “laço de amor”, é um ótimo purificador de ar. Por exigir poucos cuidados, é ideal para quem tem pouco tempo. É adequado tanto para interior como para exterior, mas é aconselhável tê-lo em casa para limpar as impurezas do ambiente.

Jasmin

© iStock

Assim como a lavanda, o jasmim é usado em casos de ataques de pânico, ansiedade ou depressão. Também é útil para insônia, já que seu aroma promove relaxamento e ajuda a adormecer. Suas flores reduzem a estática gerada por aparelhos eletrônicos em casa.

+Como usar aloe vera (babosa) para acabar com a caspa do seu cabelo

Espada de Ogum

© iStock

Também chamada de “cobra” ou “língua de tigre”, esta planta é um excelente purificador. Além disso, ajuda a aliviar naturalmente as dores de cabeça. É fácil de cuidar e muito decorativo.

Alecrim

© iStock

Mais conhecido na gastronomia, o alecrim funciona como um antiestresse natural, já que possui propriedades ansiolíticas. Pode ser cultivado facilmente e tem um aroma agradável.

Babosa (Aloe vera)

© iStock

Aloe vera tem propriedades curativas. É recomendado para tratar desde irritações da pele até problemas digestivos. Pode ser utilizado de diversas formas, seja aplicando seu gel diretamente na pele, em smoothies ou mesmo em sabonetes. É um poderoso antioxidante.

+Este shampoo caseiro vai fazer seu cabelo crescer como um louco

Filodendro (Imbé)

© iStock

Além de ficar bem em qualquer canto, entra na lista dos melhores purificadores de ar. No entanto, deve-se ter cuidado se houver crianças ou animais em casa, pois é tóxico.

Ivy inglesa

© iStock

Ivy ajuda a prevenir alergias, ajudando a limpar a maior parte do mofo no ar. É recomendado para pessoas com alergia ou asma, pois permite que respirem melhor. Tal como acontece com o filodendro, deve-se ter cuidado porque pode causar envenenamento.

Lírio

© iStock

O lírio da paz absorve impurezas e aumenta a lista de plantas que melhoram a qualidade do oxigênio que respiramos. No entanto, deve-se ter cuidado, pois suas flores liberam pólen que pode causar alergias.

 

PODE LHE INTERESSAR