10 maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer pela sua pele, dentes, cabelo e mais

10 maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer pela sua pele, dentes, cabelo e mais
10 maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer pela sua pele, dentes, cabelo e mais © Shutterstock

10 maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer por você.

Uma das coisas que não pode faltar na minha casa, além do azeite, é o bicarbonato de sódio. É um desses ingredientes que me fascina porque serve para muitas coisas. Aqui estão dez que o bicarbonato de sódio pode fazer por você.

Cinco maneiras de fazer limpeza na casa com bicarbonato e suco de limão

1. Esfoliar o rosto

Na palma da sua mão, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com 2 ou 3 colheres de água e massageie em movimentos circulares e suaves sobre a pele limpa. Faça por um minuto e enxágue. É um excelente esfoliante que deixará sua pele macia. Você pode fazer isso uma vez por semana. Evite a área dos olhos.

2. Amaciar a pele

Se você tem uma banheira, aproveite-a: adicione meia xícara de bicarbonato de sódio, é ideal para remover as células mortas da pele e desintoxicá-la. Você pode adicionar meia xícara de vinagre de  maçã,  é maravilhoso quando você tem dores no corpo e a combinação de ingredientes também o desintoxica.

Experimente beber água com vinagre e bicarbonato antes das refeições

3. Esfoliar seu corpo

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de aveia e adicione três colheres de sopa de água. Esfregue a pasta em movimentos circulares e remova-a com água morna, removerá as células mortas.

Você também pode usar esse esfoliante no rosto, mas lembre-se sempre de ser mais gentil com essa área e evite fazê-lo perto dos olhos.

4. Desinfecta as escovas

remova a sujeira e a gordura que se acumulam nas escovas. Remova todos os cabelos e mergulhe-os em uma panela de água morna com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e, se quiser desinfetá-los, adicione uma gota de cloro. Deixe-os por cinco minutos e depois enxágue-os muito bem. Eles estarão limpos novamente.

Bicarbonato e Limão emagrece? Remédio caseiro tem diversas vantagens

5. Alisa os pés

Mergulhe os pés na água com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Você pode adicionar um pouco de óleo essencial como lavanda.

Deixe de molho por 20 minutos e depois esfolie com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água para suavizar as áreas ásperas. Seque-os e adicione um pouco de hidratante. Faça isso uma vez por semana antes de dormir.

6. Ilumina seu rosto

Pele sem brilho? Misture o bicarbonato de sódio com o suco de limão e algumas gotas de azeite. Aplique esta pasta na pele limpa e deixe descansar por dez minutos. Em seguida, enxágue e aplique o hidratante. Faça isso toda semana ou quinze dias à noite.

Óleos essenciais: benefícios e como usar no cabelo e couro cabeludo

7. Shampoo de bicarbonato

É uma receita maravilhosa para purificar o cabelo e remover o resíduo que resta do shampoo e de outros produtos que acabam saturando o couro cabeludo, tirando o brilho.

Portanto, para deixá-lo bem limpo, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com outra colher de sopa do shampoo e lave o cabelo com a mistura. Massageie o couro cabeludo, enxágue e aplique o condicionador ou a máscara como de costume. Você pode fazer isso uma ou duas vezes por mês.

8. Lave o cabelo com bicarbonato de sódio

Outra opção é misturar bicarbonato de sódio com água para fazer uma pasta, lavar o couro cabeludo e aplicá-lo quando tiver cabelos secos. Faça movimentos suaves e circulares, lave o cabelo com shampoo e aplique o condicionador.

Melhores dicas para hidratar e cuidar dos cabelos nos dias quentes

9.  Ajuda a clarear os dentes

O bicarbonato de sódio é um abrilhantador natural para os dentes. Minha maneira de fazer isso é primeiro aplicar a pasta de dente na escova e, em seguida, adicionar o bicarbonato de sódio, que grudará na pasta de dente e depois escovar os dentes como sempre.

 O bicarbonato de sódio vai gradualmente clarear os dentes. Eu recomendo que você não faça isso se for muito sensível, nem faça todos os dias porque isso pode afetar o esmalte.

Faça três dias seguidos e retorne à sua rotina normal, você pode descansar duas semanas e fazê-lo novamente. Observe como seus dentes se sentem para ver qual é a melhor frequência para você.

10 mandamentos para ter uma pele incrível – suave e sem manchas

10. Use como enxaguante bucal

Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Você pode adicionar um pouco de óleo essencial de eucalipto ou hortelã e gargarejar. Ele refresca a boca, neutraliza o pH e elimina bactérias.

PODE LHE INTERESSAR