10 fatos sobre a dieta mediterrânea que você deve saber para ter sucesso

10 fatos sobre a dieta mediterrânea que você deve saber para ter sucesso
10 fatos sobre a dieta mediterrânea que você deve saber para ter sucesso. Foto: Freepik

10 fatos sobre a dieta mediterrânea que você deve saber para ter sucesso

A dieta mediterrânea se espalhou pelo mundo e tem causado um grande impacto positivo nos últimos anos pelos benefícios que representa para a saúde e não apenas em termos estéticos, razão pela qual vários especialistas a recomendam. Aqui, compartilhamos dez aspectos dessa dieta para aprender mais sobre ela e entender por que ela tem tanto sucesso.

10 fatos sobre a dieta mediterrânea

1. Previne doenças cardiovasculares

Essa dieta começou a despertar interesse na década de 1960, quando um grupo de especialistas em saúde observou que havia menos mortes por doenças cardiovasculares nos países mediterrâneos , ou seja, na Grécia, Espanha, Itália, Marrocos, Líbano, etc., do que em países da América ou do Norte da Europa.

Investigando mais profundamente, eles determinaram que sua dieta era responsável pela redução dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, uma vez que os alimentos consumidos protegem a saúde do coração.

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2. Previne doenças crônicas

Embora a origem principal dos estudos realizados sobre a dieta mediterrânea tenha correspondido às doenças cardiovasculares, determinou-se que quem segue essa dieta também apresenta uma diminuição das doenças crônicas , que são responsáveis ​​pela maioria das mortes no mundo, por representarem a 63% das mortes internacionalmente .

Essas doenças são descritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aquelas de longa duração e de progressão lenta, como cardiopatias, ataques cardíacos, câncer, doenças respiratórias e diabetes.

3. É uma dieta sustentável

A OMS reconheceu a dieta mediterrânea como uma dieta sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), dietas sustentáveis ​​podem ser definidas como aquelas que geram um impacto ambiental reduzido e contribuem para a segurança alimentar e nutricional , bem como para que as gerações atuais e futuras tenham uma vida saudável.

As dietas sustentáveis ​​também protegem e respeitam a biodiversidade e os ecossistemas, são culturalmente aceitáveis, acessíveis, economicamente justas e acessíveis.

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4. É uma dieta equilibrada

Atualmente existem várias opções de alimentação, embora nem todas sejam balanceadas, isso significa que nem todas buscam uma boa proporção entre os diversos grupos alimentares. , que se dividem em sete: leite e seus derivados, carnes, ovos e peixes ; tubérculos, leguminosas e nozes; legumes e verduras; as frutas; pão, massa, cereais e açúcar; e finalmente as gorduras, óleo e manteigas.

Desta forma, é garantido o fornecimento de nutrientes de que o corpo humano necessita . A dieta mediterrânea inclui vegetais, frutas, grãos inteiros e gorduras saudáveis, bem como porções moderadas de carne e laticínios.

5. Combine aspectos culturais

Aspectos culturais também foram adquiridos na dieta mediterrânea, ou seja , há uma abordagem em que se recomenda compartilhar a comida com a família e amigos, desfrutar de uma alimentação tranquila, o que tem sido relacionado a uma melhor digestão e perda de peso.

6. Sua base são alimentos de origem vegetal

A base desta dieta são vegetais, frutas, ervas, nozes, legumes e grãos inteiros. Na dieta mediterrânea, a alimentação gira em torno desses produtos, enquanto os de origem animal são incluídos de forma moderada. Embora os alimentos vegetais não forneçam energia suficiente, eles promovem a saúde porque têm poucas calorias, fornecem fibras dietéticas e micronutrientes essenciais , vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para o bom funcionamento do corpo.

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7. Alimentos à base de carne são reduzidos

A dieta mediterrânea inclui carnes, embora a carne vermelha seja ocasionalmente consumida , favorecendo a carne branca, como o frango. Esta é uma fonte de gordura saturada, mas é mantida em um percentual menor, o que promove a saúde das artérias e do coração. Nessa dieta, as proteínas animais representam 3% da energia total fornecida , o que em comparação com a dieta ocidental é bem inferior, uma vez que as proteínas animais excedem as vegetais.

8. Inclui muitos peixes

O peixe é um dos produtos mais consumidos na dieta mediterrânea, principalmente os peixes gordurosos como o atum, o salmão, a cavala, a sardinha ou a truta. Esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega , que são um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir a inflamação, triglicerídeos e colesterol ruim (LDL) no sangue, promove a saúde cardiovascular, evita derrames e excesso de peso .

9. Requer gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis ​​são um dos tópicos mais importantes da dieta mediterrânea. A energia fornecida pela gordura nesta dieta foi relatada entre 25 e 40% da energia total de uma pessoa , a maioria obtida de gorduras saudáveis ​​como as obtidas a partir de azeite, nozes, sementes, legumes e vegetais verdes.

Enquanto isso, a energia obtida da gordura saturada não ultrapassa 8% do consumo , isso significa que as gorduras mono e poli-insaturadas saudáveis ​​de baixa densidade (DLD), significam a maior contribuição nesta dieta.

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10. Inclui vinho

O vinho faz parte da dieta e da cultura mediterrânea e é costume beber com regularidade e moderação. Essa bebida tem sido uma boa fonte de polifenóis e resveratrol , que juntos formam um produto químico rico em antioxidantes . Por isso, é excelente para reduzir o colesterol ruim (LDL), emagrecer, retardar o envelhecimento, melhorar a digestão, entre outros benefícios.

Porém, o álcool não é recomendado para todos os tipos de pessoas, por exemplo, quem sofre de doenças gástricas, grávidas, diabéticos e, claro, alcoólatras, entre outros.

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