10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

O sistema imunológico é uma rede de células, tecidos e órgãos que atuam juntos como um sistema de defesa para proteger o corpo e combater vírus, fungos ou bactérias que atacam os órgãos. Nos recém-nascidos, suas defesas surgem nos primeiros meses da genética herdada da mãe, embora aos poucos elas comecem a se formar.

Embora alguns afirmem que não há como fortalecer o sistema imunológico das crianças, a verdade é que não existem remédios mágicos , mas existem dicas úteis, especificamente em alimentação e estilo de vida que podem ajudar os mais pequenos a desenvolver suas defesas para evitar ficar doente facilmente ou se recuperando mais rápido. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

>>7 erros que você comete ao preparar saladas que o impedem de perder peso

10 dicas de alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

1. Cozinhe a comida

O melhor na alimentação das crianças é oferecer-lhes alimentos cozidos, por isso, em vez de uma salada fresca, recomendam-se vegetais ao vapor, comida para bebé ou purês de vegetais frescos.

2. Reduza os pães doces

Embora seja aconselhável adicionar pão à alimentação do lactente, o melhor é reduzir a quantidade de pães doces, cremes ou pastéis, pois podem ser um suplemento que satisfaça os mais pequenos e não os nutra o suficiente, além de proporcionar jejum carboidratos, absorção, gorduras saturadas e açúcares que em excesso tendem a afetar a saúde.

>>3 receitas para preparar e consumir lanches saudáveis

3. Separe seus talheres

Como as defesas das crianças vão se formando, é imprescindível cuidar da higiene e, por isso, é melhor que os menores tenham os seus próprios talheres e copos, desta forma a saúde deles será melhor cuidada.

4. Adicione probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a prevenir distúrbios gastrointestinais e atuam na microbiota, estimulando o crescimento de microrganismos benéficos para reduzir o risco de doenças. Nas crianças pode-se adicioná-los em iogurtes que contenham lactobacilos e bifobactérias e leite fermentado, também em banana, trigo, alho ou cebola, estes dois últimos a partir dos 6 meses de idade.

>>7 erros que você comete ao comer frutas que o impedem de obter os nutrientes

5. Use azeite virgem

O azeite virgem possui propriedades antibacterianas naturais que melhoram a saúde intestinal, além de melhorar as funções cognitivas, prevenindo câncer e doenças como o diabetes tipo 2, entre muitos outros benefícios. Mas uma de suas grandes contribuições é fortalecer o sistema imunológico das pessoas, por isso não hesite em usá-lo em preparações.

6. Adicione pólen de abelha

O pólen de abelha é um alimento altamente nutritivo, comumente usado como suplemento alimentar, devido ao seu alto teor de proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Entre seus grandes benefícios para os mais pequenos está o fortalecimento do sistema imunológico baixo afetado por uma dieta inadequada. Você pode adicioná-lo como suplemento à dieta do seu filho a partir dos 2 anos de idade.

7. Vegetais e frutas ricas em vitamina C

>>O que acontece ao seu corpo se você comer tomate todos os dias?

Adicione alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e que são ideais de acordo com a idade, pois algumas crianças podem engasgar com a casca ou com as sementes, por isso nas crianças preferem mingaus. Após 3 anos você pode oferecer frutas e vegetais como goiaba, kiwi, frutas cítricas como laranja ou tangerina, espinafre, brócolis e couve-flor, entre outros.

8. Alimentos com vitamina A, D e E

Os parâmetros de idade se aplicam de forma semelhante ao ponto anterior. As vitaminas A, D e E desempenham um papel fundamental na resposta do sistema imunológico, por isso agregam à dieta pequenos tomates, beterrabas, cenouras, laticínios, peixes gordurosos como salmão ou sardinha, laticínios e ovos, como bem como banhos de sol.

>>Você teve Covid? Nutricionista revela como se alimentar e fortalecer o organismo

9. Ferro, zinco, cobre e selênio

Esses minerais são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, previnem doenças respiratórias, digestivas e de pele, além de infecções. Adicione os alimentos de acordo com a idade do seu filho, acrescentando mais a partir dos 3 anos, entre os quais é aconselhável adicionar peixes e mariscos, vegetais de folhas verdes, carnes, laticínios, nozes, ovos e leguminosas como ervilhas ou lentilhas.

10. Adicione mel

O mel é uma fonte de energia, possui propriedades antibacterianas naturais, é rico em vitaminas C, grupo B, ácido fólico, minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, iodo, entre outros. É excelente como adoçante, para aliviar tosses ou sintomas de tosse seca, resfriados e inflamações. É melhor incorporá-lo após o primeiro ano de idade.

PODE LHE INTERESSAR